Cultura
Cultura e história afro-brasileira ganham novo espaço
Acervo
A história e cultura afro-brasileira contadas em mais de 16 mil documentos, entre livros, periódicos e obras de arte. Essa é a principal característica da biblioteca Silveira Oliveira. Inaugurada em novembro de 1998, o acervo que a compõe é parte importante da Fundação Cultural Palmares (FCP – MinC) e voltará a poder ser consultado por servidores, estudantes e público em geral. A cerimônia de reinauguração acontece no próximo dia 3 de junho às 15h30 na sede da Fundação, em Brasília (DF).
De acordo com a responsável pela biblioteca, Elen Rocha, a preservação da memória documental e a promoção ao acesso a esse material são de extrema importância. “Hoje, a Biblioteca Silveira Oliveira conta com um rico acervo especializado em cultura e história afro-brasileira. Temos uma grande diversidade de material no que diz respeito a expressões culturais, religiosas e artísticas negra”, disse.
Sala Multimídia Virgínia Bicudo
O acervo da biblioteca surgiu por meio de doações e aquisição de materiais pelos próprios servidores da Palmares e outros órgãos. Entre o material que o compõe, Elen destaca a área de multimídia, que também poderá ser apreciada pelos visitantes e servidores. “Os visitantes poderão ter acesso aos conteúdos dos inúmeros títulos que temos em CD, fita cassete, VHS e DVD”, explica.
A nova sala de multimídia recebeu o nome de Virgínia Bicudo. A homenageada foi uma importante psicanalista e socióloga e, por isso, se tornou referência em estudos raciais.
Sobre os visitantes, Elen Rocha incentiva os servidores da Palmares a frequentar o espaço e falou sobre a expectativa da visita de estudantes. “Desde a implementação da lei 10.639, que inclui no currículo educacional o ensino sobre história da cultura afro-brasileira, observamos a crescente procura por material específico sobre esse assunto. Por esse motivo, acreditamos que nosso acervo ganhará um valor ainda maior no que se refere em nível de pesquisa”, afirma.
Dentro da programação da cerimônia de reinauguração da biblioteca Silveira Oliveira, está prevista o lançamento das publicações premiadas no Concurso Nacional Pesquisa sobre Cultura Afro-brasileira, lançado em 2012, e da Coletânea Poética Oguns Toques Negros.
Fonte:
Fundação Cultural Palmares
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















