Cultura
Fundação Nabuco apresenta filmes com futebol como tema
Pernambuco
O cinema da Fundação Nabuco, em parceria com o Instituto Cervantes Recife (PE), apresenta o projeto Dias de Futebol no Cinema. Programa dedicado à presença do futebol como parte do imaginário espanhol terá como palco a Sala João Cardoso Ayres, às 19h, nos dias 4, 5 e 6 de junho, com entrada franca.
A partir dos anos 1950, a presença do tema futebol é constante no cinema espanhol. Neste momento, a rivalidade entre Real Madrid e FC Barcelona parecia uma das paixões da classe média emergente que começou a pensar em seus domingos, já que não frequentavam os estádios ou tinham por perto um rádio para acompanhar a partida.
Fruto de uma sociedade que buscava modernizar-se, as grandes estrelas das duas equipes tornaram-se parte de uma série de filmes dedicados a apresentar histórias, mais ou menos apócrifas, as suas naturezas heroicas, com os quais era fácil entender seu carisma desportivo. Alfredo Di Stefano ou Ladislaco Kubala (curiosamente duas contratações internacionais) tiveram sua série de filmes.
A paixão pelo futebol evidenciava também outro aspecto que serviu para ridicularizar essa rixa entre as equipes, mas também esse espaço onde estava estipulado, claramente, mais uma vez, a diferença sexual.
Portanto, nos anos 1960 e parte dos anos 1970, veremos vários filmes onde as jogadoras eram mulheres e isso deu origem a muitos mal-entendidos e provas dos limites em respeito as convenções que haviam sido pensados no futebol.
Com o tempo, os gêneros dedicados à crônica de grandes jogadores foi perpetuando-se em um bom número de documentários que contavam a história dos grandes clubes ou homenageavam seus grandes jogadores.
A vitória da equipe espanhola na Copa do Mundo realizada na África do Sul, em 2010, gerou diversas pesquisas sobre a natureza do futebol espanhol e sua internacionalização.
E, enquanto isso, o cinema de ficção (e especialmente o curta-metragem) continuou desenvolvendo sua reflexão sobre o futebol para mencionar a educação sentimental, solidária ou neurótica dos espanhóis.
Como zombaria, comédia ou apenas como pano de fundo, ao longo dos últimos anos, nunca deixou-se de produzir filmes em que adultos ou crianças tinham o futebol como um fórum de reflexão e, muitas vezes, a auto paródia.
O programa apresentado reúne vários filmes recentes que têm o futebol como o tema principal. Os filmes “Rivales”, de 2008 e “En fuera de juego” e “El sueño de Iván”, ambos de 2011, são apresentados como uma recuperação das propostas dadas por “Días de fútbol”.
Desde a comédia ou do filme com um corte humanista, as três histórias apresentam-se como relatos do futebol situado na esfera emocional, seja para ridicularizar a sua marca ou para valorizar a sua capacidade de tornar melhores aqueles que jogam e, também, para expressar essas diferenças presentes para além do campo.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















