Cultura
Ministério da Cultura divulga ações pelo interior paulista
Itinerante
Cidades do interior de São Paulo receberam a equipe da Representação Regional de São Paulo do Ministério da Cultura (RRSP). Piraju, dia 16, Presidente Prudente, dia 20 e, mais recentemente, Espírito Santo do Pinhal, nessa quarta-feira (21), foram as escolhidas. Os encontros visam divulgar e esclarecer os participantes sobre os programas e ações do Ministério, ampliando o diálogo com os cidadãos e fomentando a participação dos paulistas nas possibilidades oferecidas pelo órgão.
Sistema Nacional de Cultura
Na cidade de Piraju, o encontro contou com a participação de gestores e produtores culturais de 12 municípios da região. Dirigentes de cultura e artistas das cidades de Itaí, Óleo, Coronel Macedo, Fartura, Santa Cruz do Rio Pardo, Ocauçu, Palmital, Taguaí, Ipaussu, Águas de Santa Bárbara e Fartura, foram recebidos pelo prefeito de Piraju, Jair César Damato, pelo vereador Sérgio Antonio Sanches e pelo Diretor de Cultura, Luiz de Almeida (Nico). "Nosso objetivo é que os dirigentes de cultura e os prefeitos conheçam e entendam o Sistema Nacional de Cultura (SNC). O encontro foi excelente, Valério deu o recado. A apresentação foi bem técnica e, ao mesmo tempo, muito compreensível, não teve nada que não entendemos", salientou o Diretor Nico.
Vale-Cultura
Em Presidente Prudente, a pauta foi o Vale-Cultura. Mais de 80 participantes, entre eles empresários, comerciantes, representantes de associações, sindicatos e da classe artística estiveram reunidos no Centro Cultural Matarazzo para conhecer e compreender as regras de participação no Vale-Cultura. O Chefe da RRSP, Valério Bemfica, apresentou o benefício, sanou dúvidas e mostrou alguns números consolidados do programa, que está em sua fase inicial. "Em nosso País, 89% das pessoas nunca foram a um concerto de música clássica, 75% nunca foram a espetáculos de dança ou balé, 57% nunca frequentaram um teatro. O Vale-Cultura é uma das ferramentas que temos para modificar este quadro", afirmou o Representante do Ministério. "Já sabemos que dos R$ 1.929.810,97 consumidos com o Vale-Cultura em todo o País, certa de 70% foi destinado à compra de itens do setor livreiro, 42% só no Estado de São Paulo", declarou Bemfica.
Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais
Na quarta-feira (21), foi a vez da cidade de Espírito Santo do Pinhal receber a equipe do Ministério da Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura mobilizou as cidades da região e representantes de 12 municípios foram ao encontro - Mococa, Divinolândia, Águas da Prata, Itobi, Santo Antonio do Jardim, Caconde, Aguaí, Mogi-Guaçu, São João da Boa Vista, Valinhos e Casa Branca. Gestores de diversas secretarias da administração pública, entidades da sociedade civil e artistas prestigiaram o evento, como a Casa do Escritor Pinhalense "Edgard Cavalheiro", a Casa da Cultura (Dona Elvira Florence) e a Escola de Samba Monte Alegre. Além do SNC, o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais - SNIIC também foi tema de debates. A equipe gestora de Espírito Santo do Pinhal irá entrar em contato com produtores e artistas da cidade para orientá-los em seu cadastramento na plataforma. O SNIIC é a ferramenta disponibilizada para mapear e divulgar o trabalho de todos aqueles que atuam no segmento da cultura, em suas diversas linguagens.
Próximos encontros
As póximas atividades acontecem em Valinhos, em São José do Rio Preto, São Caetano do Sul e capital. Para confirmar sua presença, encaminhe uma mensagem para comunicação.sp@cultura.gov.br informando a data escolhida.
Agenda:
27/05 (terça-feira)
Valinhos
Vale-Cultura
19hs na sala Ivan Fleury – Prefeitura Municipal de Valinhos – Rua Antonio Carlos, 301 – Centro (entrada pela Av. dos Imigrantes).
Parceiro: Secretaria de Cultura e Turismo de Valinhos
28/05 (quarta-feira)
São José do Rio Preto
Vale-Cultura e Economia Criativa
19hs na Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto- Rua Silva Jardim, 3099 – Centro.
Parceiro: Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto- Acirp
2/6 (segunda-feira)
São Paulo
Apresentação do primeiro módulo do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais – SNIIC
13hs na Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elísios - São Paulo (estação Santa Cecília do Metrô)
3/6 (terça-feira)
São Caetano do Sul
Apresentação do primeiro módulo do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais – SNIIC
9h30 no Campus Barcelona da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















