Você está aqui: Página Inicial > Cultura > 2014 > 05 > Mostra apresenta filmes sobre futebol em Brasília

Cultura

Mostra apresenta filmes sobre futebol em Brasília

Programação

Festival do Cinema Europeu exibirá 16 longas-metragens no CCBB. Maioria das obras aborda o esporte mais popular do planeta
por Portal Brasil publicado: 07/05/2014 14h42 última modificação: 30/07/2014 01h42

Os amantes do futebol em Brasília (DF) que pretendem entrar no clima da Copa do Mundo podem começar pela Sétima Arte. Nesta quarta-feira (7), começa o Festival do Cinema Europeu no CCBB. O evento exibirá 16 longas-metragens que, em sua maioria, trazem o futebol como tema principal ou pano de fundo. A mostra será realizada no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) da capital federal. A coordenação é da Embaixada da Grécia, país que atualmente preside a União Europeia, e é uma das seleções classificadas para o Mundial.

Entre obras ficcionais e documentárias, o cardápio oferece ao público da cidade filmes reconhecidos internacionalmente, como o português “Fintar o Destino”, que recebeu o prêmio Menção Especial do Júri no Festival Internacional de Berlim em 1998, e a película “Altos e Baixos”, apontada com o melhor filme da República Tcheca em 2004. Algumas obras serão exibidas mais de uma vez. O Festival de Cinema Europeu é realizado anualmente. A edição deste ano termina no dia 18 de maio

Programação

Altos e Baixos (14 anos)
(Horem Pádem) - República Tcheca, 2004
Diretor: Jan Hrebejk
Duração: 108 min
Sinopse: Comédia tragicômica sobre pessoas comuns e o amor, amizade, família e valores. História dramática de xenofobia, o medo de desconhecido, a sensação de ameaça que desperta o demônio do racismo dentro de nós, apresentada por um grupo de torcedores de futebol. Eleito o melhor filme da República Tcheca de 2004.
Exibição: Domingo(11), 16h /Sábado (17), 20h40

Apenas Uma Vez (16 anos)
(Once) – Irlanda, 2006
Diretor: John Carney
Duração: 85 min
Sinopse: Um musical sincero e honesto, Apenas Uma Vez vê o esforçado músico Guy e a migrante trabalhadora Girl se apaixonarem por meio da paixão em comum pela música. O par viaja pela cidade a pé, de ônibus e de moto, formando uma conexão enquanto tocam suas canções. Sentindo que têm potencial para trabalhar em dupla, eles tentam investir em suas carreiras enquanto têm que lidar com os problemas de relacionamentos passados. Caracterizado por um sentimento sincero, o maior trunfo de Apenas Uma Vez está na atuação dos dois músicos como os personagens principais.
Exibição: Domingo (11), 20h

O Atacante com a Camisa 9 (16 anos)
(Η φανέλα με το Νο 9) – Grécia, 1989
Diretor: Pantelis Voulgaris
Duração: 121 min
Sinopse: Vasilis Seretis é um grande talento do futebol, que joga numa equipe do interior. Quando descoberto pelos maiores times do país, vira de repente uma lenda popular. O filme observa sua ascensão e seu declínio paralelamente às suas historias amorosas e às lições de vida que ele aprende durante essa trajetória.
Exibição: Sábado (17), 20h

Avalon (12 anos)
(Avalon) – Suécia, 2011
Diretor: Axel Petersén
Duração: 79 min
Sinopse: Janne, um promoter de festas de 60 anos que pretende administrar uma boate durante o maior torneio de tênis na Suécia, está passando um tempo com sua irmã, a recentemente divorciada Jackie. Quando um acidente muda tudo, Janne, pressionado por pessoas próximas a ele, embarca numa procura desesperada por uma saída.
Exibição: Quinta-feira (8), 16h

A Copa Esquecida (Livre)
(II Mundial Dimenticato) – Itália, 2011
Diretor: Lorenzo Garzella, Filippo Macelloni
Duração: 93 min
Sinopse: O filme conta as aventuras da Copa do Mundo de Futebol de 1942, nunca reconhecida pelos órgãos oficiais, permanecendo por décadas envolvida pelas lendas sem que se tomasse conhecimento de quem fosse o vencedor.
Exibição: Segunda-feira (12), 20h10 / Sexta-feira (16), 16h / Domingo (18), 18h

Dias de Futebol (14 anos)
(Días de Fútbol) – Espanha, 2003
Diretor: David Serrano
Duração: 118 min
Sinopse: Seis amigos na faixa dos 30 anos estão totalmente insatisfeitos com suas vidas. Após um encontro eles decidem que chegou a hora de mudar suas vidas e a única solução que encontram é a de montar novamente o time de futebol que tinham quando jovens, e, por fim, ganhar alguma coisa na vida, mesmo que seja apenas um troféu.
Exibição: Quarta-feira (7), 20h30 / Sexta-feira (9), 16h / Sábado (17), 18h20

Fintar o Destino (12 anos)
(Fintar o destino) – Portugal, 1998
Diretor: Fernando Vendrell
Duração: 85 min
Sinopse: Mané foi um grande goleiro do seu time de coração, o Benfica. Infelizmente a vida levou Mané para outros caminhos e ao passar dos cinquenta anos ele se sente totalmente desmotivado. Para dar uma guinada em sua vida ele decide treinar uma equipe de juvenis, e lá ele finalmente consegue se encontrar.
Exibição: Quinta-feira (8), 20h / Quarta-feira (14), 16h / Sexta-feira (16), 20h20

Jogada Decisiva (Livre)
(Buitenspel) – Bélgica, 2005
Diretor: Jan Verheyen, Pieter Van Hees
Duração: 90 min
Sinopse: Todos os finais de semana, dezenas de pais orgulhosos e ansiosos torcem por seus filhos nos jogos de futebol. Um deles é Bert, que se sente mais que feliz porque seu filho Gilles, de 12 anos, tem talento nato para o esporte que tanto ama. Além de ser pai e fã, Bert é também seu treinador pessoal. O maior sonho de Gilles é entrar um dia em campo com a camisa da seleção de seu país. Mas Bert falece e, de repente, Gilles passa a ter a árdua tarefa de encontrar “sozinho” o seu devido lugar em sua nova vida.
Exibição: Domingo (18), 20h

Lições de um Sonho (Livre)
(Der ganz große Traum) – Alemanha, 2011
Diretor: Sebastian Grobler
Duração: 113 min
Sinopse: Apoiado na história real do professor e pioneiro do futebol Konrad Koch, o filme relata os primórdios do futebol na Alemanha e mostra uma turma de escola que acaba por se tornar um verdadeiro time, quando seu novo professor a contagia com a febre do futebol. A viagem no tempo leva a uma época em que “disciplina e ordem” ainda era o lema dominante nas escolas e o futebol era chamado de “doença inglesa” pela mídia.
Exibição: Quarta-feira (7), 16h / Sábado (10), 16h / Sexta-feira (16), 18h.

A Maratona (10 anos)
(De Marathon) – Holanda, 2012
Diretor: Diederick Koopal
Duração: 107 min
Sinopse: Gerard, Leo, Kees e Nico são quatro melhores amigos que trabalham juntos na oficina de Gerard. Mas o negócio não está indo tão bem, por isso os quatro amigos tiveram a brilhante ideia de encontrar um patrocinador disposto a pagar para eles correrem a Maratona de Roterdã, e dessa forma, eles podem salvar a garagem da falência.
Exibição: Segunda-feira (12), 18h / Quinta-feira (15), 18h20

Mount Saint Elias (10 anos)
(Mount Saint Elias) – Áustria, 2009
Diretor: Gerald Salmina
Duração: 101 min
Sinopse: Um documentário dramático e deslumbrante que acompanha três dos melhores alpinistas esquiadores do mundo até o Monte St. Elias, em sua tentativa de realizar o maior percurso de esqui do planeta. Em meio à perigosa beleza do Alasca, o Monte St. Elias propicia aos protagonistas uma experiência extrema, de limite absoluto, onde a pressão física e mental atinge níveis sem precedentes.
Exibição: Segunda-feira (12), 16h / Quinta-feira (15), 16h

Nas Cordas (12 anos)
(Dans les cordes) – França, 2007
Diretor: Magaly Richard-Serrano
Duração: 93 min
Sinopse: O filme conta a história de Joseph, um treinador de boxe que ensinou o esporte para sua filha e sua sobrinha desde que elas eram crianças. Mas hoje, aos 18 anos, Angie e Sandra, criadas como irmãs, vão se confrontar na final do campeonato francês de boxe. Os três vivem envolvidos na paixão pelo esporte, e agora uma rivalidade perigosa começa a surgir entre as duas no ringue e na vida, alterando todo o equilíbrio familiar.
Exibição: Sexta-feira (9), 20h30 / Domingo (11), 18h10 / Quarta-feira (14), 20h

Peterka: o Ano da Decisão (12 anos)
(Peterka: leto odločitve) – Eslovênia, 2003
Diretor: Vlado Skafar
Duração: 120 min
Sinopse: O filme acompanha um ano na vida de Primoz Peterka, um dos maiores campeões eslovenos e ídolo, duas vezes ganhador da Copa do Mundo de Saltos de Esquis e Voo em Esquis. No ano em que muitos momentos decisivos surgiram na vida desse jovem esportista, como a tentativa de reafirmação no esporte, o nascimento de uma criança e a aquisição de uma nova casa, acompanhamos as atividades, a forma de pensar, de sentir, tanto no esporte quanto na vida pessoal.
Exibição: Sexta-feira (9), 18h10 / Quinta-feira (15), 16h

A Quadra dos Sem-Teto (16 anos)
(Boisko bezdomnych) – Polônia, 2008
Diretor: Kasia Adamik
Duração: 119 min
Sinopse: Após perder tudo na vida, Jacek, ex-jogador da seleção polonesa de futebol, acaba na rua. Conhece um grupo de sem-teto que o convencem a tornar-se técnico de um inusitado time composto por um ex-cosmonauta ucraniano, um antigo padre alcoólatra, um mineiro desempregado, um banqueiro com paranoia e muitos outros desabrigados, igualmente despreparados. A Estação Central de Varsóvia vira um campo de treinamento para o incomum grupo de jogadores que sonham em participar da Copa do Mundo dos sem-teto.
Exibição: Quarta-feira (7), 18h10 / Sábado (10), 18h10

Sangue nas Águas (16 anos)
(Szabadság, szerelem) – Hungria, 2006
Diretor: Krisztina Goda
Duração: 120 min
Sinopse: Em outubro de 1956, os tanques do exército da União Soviética arrasam a revolução da Hungria. Um mês depois, as equipes dos dois países se enfrentam no final do torneio de polo aquático dos Jogos Olímpicos de Melbourne, numa disputa violenta. Filme inspirado em acontecimentos reais.
Exibição: Sábado (10), 20h30

Superclássico (12 anos)
(Superclásico) – Dinamarca, 2011
Diretor: Ole Christian Madsen
Duração: 99 min
Sinopse: Anna, recém-separada, mudou-se para Buenos Aires para viver seu sonho de se tornar uma agente de esportes e acaba se apaixonando pela maior estrela do futebol argentino. Em vez de encaminhar os papéis do divórcio por correio, seu marido decide voar com seu filho adolescente para entregá-los pessoalmente, esperando secretamente reconquistar sua mulher e vida.
Exibição: Quinta-feira (8), 18h / Quarta-feira (14), 18h / Domingo (18), 16h

Fonte: 
Portal da Copa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Caravana da Cultura chega a São Luís
Iniciativa busca estreitar as relações e conhecer artistas, gestores e produtores de cultura de todo o Brasil
Acordo cria pontos de cultura em São Luís
Ministério da Cultura e a Prefeitura de São Luís assinam convênio que irá aplicar R$ 2 milhões para a execução de projetos culturais no Maranhão
PAC Cidades Históricas entrega obras no Pará
Foram entregues as obras de restauração e revitalização do Mercado de Peixe do Ver-o-Peso, em Belém
Iniciativa busca estreitar as relações e conhecer artistas, gestores e produtores de cultura de todo o Brasil
Caravana da Cultura chega a São Luís
Ministério da Cultura e a Prefeitura de São Luís assinam convênio que irá aplicar R$ 2 milhões para a execução de projetos culturais no Maranhão
Acordo cria pontos de cultura em São Luís
Foram entregues as obras de restauração e revitalização do Mercado de Peixe do Ver-o-Peso, em Belém
PAC Cidades Históricas entrega obras no Pará

Últimas imagens

Os selecionados serão inscritos no registro nacional do Brasil do programa memória do mundo.
Os selecionados serão inscritos no registro nacional do Brasil do programa memória do mundo.
Ilustração/Ministério da Cultura
O programa concede auxílios diversos, de acordo com a classificação de cada evento.
O programa concede auxílios diversos, de acordo com a classificação de cada evento.
Ilustração/Ancine
Evento terá turnê em outras cidades do País
Evento terá turnê em outras cidades do País
Ilustração/Ancine
Cortejo realizado por moçambiqueiros na última quinta (2) na sede do Ministério da Cultura.
Cortejo realizado por moçambiqueiros na última quinta (2) na sede do Ministério da Cultura.
Foto: Acácio Pinheiro
Jornada literária propõe um espaço de diálogo entre a universidade e escritoras e escritores negros
Jornada literária propõe um espaço de diálogo entre a universidade e escritoras e escritores negros
Divulgação/UNB

Governo digital