Cultura
Observatório da Economia Criativa é inaugurado no Rio
Pesquisa
O Rio de Janeiro contará com um centro especializado na produção de dados, informações e pesquisas sobre economia da cultura no estado. Fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Observatório de Economia Criativa do Rio de Janeiro será inaugurado nesta quarta-feira (28), às 15h, no Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), onde ficará instalado.
O Observatório será parte da Rede de Observatórios da Economia Criativa, cujo trabalho será coordenado pela Secretaria da Economia Criativa do ministério. A rede, que já conta com seis Observatórios, estimulará a produção e difusão de informações estratégicas e conhecimento crítico sobre a economia da cultura no Brasil, bem como fomentar estudos sobre o impacto do setor na dinâmica cultural, social e econômica do País e dos estados. O projeto também prevê o desenvolvimento de uma rede de pesquisadores, especialistas, agentes governamentais e representantes das indústrias criativas.
O projeto ainda vai estruturar suas ações a partir de três eixos: economia dos processos e práticas culturais; direitos culturais e políticos; e territorialidade, arranjos expressivos e práticas sociais. Segundo o coordenador do projeto, professor Mário Pragmácio, o observatório abre uma frente de diálogo com várias ações de pesquisa e de extensão universitária e com vários cursos de graduação e pós-graduação, a exemplo do bacharelado em Produção Cultural e o mestrado em Cultura e Territorialidades.
Além do Rio de Janeiro, estão previstas as inaugurações de mais dois Observatórios da Economia Criativa no Rio Grande do Sul, em julho, e na Bahia, em agosto. A Rede de Observatórios da Economia Criativa já conta com unidades no Amazonas (vinculado à Universidade Federal do Amazonas/UFAM), Goiás (vinculado à Universidade Federal de Goiás/UFG) e no Distrito Federal (vinculado à Universidade de Brasília/UnB).
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















