Cultura
Porto Alegre (RS) recebe oficina de curadoria
Capacitação
Nos dias 8 e 9 de maio, a curadora e pesquisadora Beatriz Lemos ministra a oficina "O circuito de Arte e as Estratégias de Atuação: Mapeando o Meio Profissional da Arte", no Atelier Subterrânea, em Porto Alegre (RS). O curso faz parte do projeto “Atelier como espaço de conversa”, contemplado pelo Prêmio Mulheres nas Artes Visuais, e tem como objetivo investigar a atuação e participação das mulheres no campo da arte contemporânea através de uma extensa produção de conteúdos e eventos.
As inscrições são gratuitas e de acordo com a disponibilidade de vagas e por ordem de solicitação. Em caso de lotação, será feita uma lista de suplentes. Os interessados devem enviar email para ateliersubterranea@gmail.com, informando nome, telefone e RG.
O curso se direciona a artistas, curadores, produtores de arte e interessados na atuação profissional do campo das artes visuais contemporânea. Tem como objetivo o debate sobre conceitos circuito, sistema e campo e as formalizações que engendram na prática, na produção da arte.
Os encontros terão como base de debate a cena local onde o curso for realizado, levando em consideração temas pertinentes às áreas da crítica, produção, comercialização, circulação, difusão e inserção do trabalho de arte. Serão apresentados historicamente os conceitos e seus discursos, expondo mecanismos de funcionamento. Também será feita análise da produção de arte voltada para a crítica institucional e o ‘site-specific’, bem como suas possibilidades táticas e estratégicas e as novas instituições. Pesquisar os dispositivos de mediação da arte com seus lugares de acontecimento, privados ou públicos, e estudar o conceito de esfera pública serão outros pontos abordados durante a oficina.
Fonte:
Fundação Nacional de Artes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















