Cultura
Projeto Latitude destaca arte brasileira em Nova Iorque
Mostra
O projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, parceria entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), realiza, pela primeira vez em Nova Iorque, um evento que celebra a intensa agenda de arte brasileira na cidade.
O evento acontece neste mês de maio e realiza um debate intitulado "BR in NY: ART IN FOCUS" no The Museum of Modern Art. Algumas das principais instituições locais vão falar da relação histórica entre Brasil e Nova Iorque na arte. O debate será mediado por Sérgio Bessa, diretor do Programa Curatorial e Educativo do Bronx Museum, e terá participação de Luiz Pérez-Oramas, curador de arte latino-americana do The Museum of Modern Art, Mary Sabbatino, sócia da Galerie LeLong e Pablo León de La Barra, curador de arte latino-americana do Guggenheim UBS MAP.
Após o debate, haverá visitas guiadas que darão acesso exclusivo à exposição "Lygia Clark: the Abandonment of Art, 1948-1988" antes da sua abertura oficial no dia 10/05. Será oferecido um coquetel com áudio performance do artista carioca Daniel Perlin.
Aproveitando a ocasião, Latitude lançará Plataforma, revista digital voltada para público internacional sobre o sistema das artes no Brasil. Plataforma foi desenvolvida pela revista seLecT e estará disponível gratuitamente a partir do dia 07/05 na Apple Store e Google Play trazendo artigos, entrevistas em vídeo e dois projetos curatoriais.
A importância desse momento para a cena artística brasileira é notável. Durante o mês de maio, cerca de 20 locais da cidade, entre feiras de arte, museus e galerias comerciais, recebem exposições que contam com a presença de artistas brasileiros. Entre eles, a feira Frieze NY, uma das mais importantes feiras do mercado de arte contemporânea que terá a participação de seis galerias associadas ao Latitude (A Gentil Carioca, Casa Triângulo, Fortes Vilaça, Jaqueline Martins, Mendes Wood DM e Vermelho) e acontece de 9 a 12 de maio. Esta impressionante convergência de eventos de grande escala e excepcional qualidade demonstra o crescimento do interesse pela produção brasileira e é resultado da crescente articulação entre agentes dos mercados brasileiro e americano, movimentos estes que Latitude ajuda a promover e construir em todas as suas atividades.
Sobre o Projeto Latitude
O Projeto de Promoção Internacional do Mercado de Arte Contemporânea Brasileiro foi criado em 2007 pela Apex-Brasil em parceria com a Fundação Bienal de São Paulo e o segmento de galerias nacionais do mercado primário com o objetivo de fomentar as exportações brasileiras deste setor.
Em 2011, a Fundação Bienal de São Paulo passou a gerência do projeto para ABACT. Hoje, o projeto Latitude representa 49 galerias de arte contemporânea em seis diferentes estados brasileiros, promovendo o trabalho de cerca de mil artistas.
Fonte:
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















