Cultura
Belo Horizonte (MG) recebe o afroprogressivo Babilak
Música
"Afroprogressivo" é o gênero cunhado pelo grupo Babilak Bah & Quarteto de Enxadas para designar seu estilo musical. Babilak é o nome de um paraibano radicado há mais de 20 anos em Belo Horizonte (MG) que se autodenomina um "propositor", mais do que um compositor. Com esse estilo, foi selecionado pelo Concurso Cultura 2014 para divulgar a cultura brasileira. Ele se apresenta na capital mineira até 12 de julho, com entrada gratuita.
O artista possui um trabalho autoral na linha da experimentação. Em 2000, por exemplo, o artista criou e concebeu o "Enxadário: Orquestra de Enxadas", em que explora timbres da ferramenta agrícola como instrumento musical. Na sequência, o artista retoma sua criação com o quarteto, quando conduz o hino nacional brasileiro com o som da enxada.
O Quarteto de Enxadas tem em sua formação os músicos Johnny Herno (percussão, enxadas e efeitos), Leonardo Brasilino (trombone e direção musical), Thiago de Melo (baixo acústico e enxadas), Markus Cupertino (bateria e enxadas), Almin de Oliveira (enxadas e congas) e condução do maestro das enxadas, Babilak.
Programação:
- 6 de julho (domingo), às 17h - Centro Cultural Lagoa do Nado - Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã
- 12 de julho (sábado), às 16h - Museu de Arte da Pampulha - Av. Dr Otacílio Negrão Lima, 16585 - Pampulha
- Classificação livre
- Entrada franca
- Informações: (31) 3077 0606
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















