Cultura
Brasília (DF) terá dança, fotos e artes plásticas na Copa
Programação
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, acompanha, nesta quarta-feira (11), o início de uma série de atividades culturais que tratam do tema da Copa. Na capital federal, ela acompanha a Grande Dança Brasil 2014, elaborada pelos coreógrafos Carlinhos de Jesus e Octávio Nassur.
Em formato de flash mob, o evento acontece em frente ao Museu Nacional, na Esplanada dos Ministérios, a partir das 19h. A Grande Dança, que reúne uma variedade de ritmos brasileiros, será realizada em todas as 12 cidades-sedes num total de 48 eventos. O objetivo é mostrar a diversidade cultural do País e envolver brasileiros e turistas numa grande confraternização. Nesta terça (10), o coreógrafo Carlinhos de Jesus participa de um ensaio, às 17h, na Companhia de Dança Marcelo Amorim.
Antes da apresentação, a ministra visita o Espaço Cultura, onde haverá as informações sobre a programação cultural durante o período da Copa. Na sequência, ela irá conhecer duas exposições que serão abertas no Museu Nacional: Entrecopas e Vamos Jogar Bola!.
Com curadoria de Wagner Barja, a mostra Entrecopas reúne obras produzidas em 1950 e em 2014 - anos em que o Brasil sediou a Copa do Mundo – com artistas como Cildo Meireles, Lygia Clark, Irmãos Campana, Zanine Caldas, Mario Cravo Neto, Daniel Senise e Maria Bonomi.
Já o projeto Vamos Jogar Bola! foi idealizado pelo fotógrafo Beto Barata, que registrou de 2012 a 2014 imagens de toda a região do Distrito Federal de jovens participando de jogos amadores de futebol. Para a exposição foram selecionadas 43 imagens. O livro bilíngue, com 110 fotografias, textos e entrevistas de Clara Arreguy, também será lançado na ocasião.
Grandes nomes das artes visuais no Museu Nacional
Mais de 300 obras de nomes expressivos da arte visual brasileira estarão reunidas na exposição Entrecopas, de 11 a 27 de junho, no Museu Nacional, dentro da programação da Copa do Mundo 2014.
Todas as obras foram produzidas em 1950 e 2014, anos em que o Brasil sediou a Copa do Mundo. O evento é uma promoção do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal e a Divisão do Sistema de Museus.
Para Wagner Barja, a proposta de "Entrecopas" é valorizar e difundir nosso patrimônio visual ao reunir acervos locais. "A exposição, que foi bolada para comemorar a segunda Copa do Mundo sediada no Brasil, apresenta ao público o que ocorreu de interessante na arte brasileira nesses últimos 64 anos, e destaca o que há de mais expressivo em nossa cultura visual contemporânea", afirmou.
Além das coleções do MUN e do Museu de Arte de Brasília (MAB), a mostra inclui obras dos acervos da Casa de Cultura da América Latina, da Biblioteca Central da UnB, da Fundação Athos Bulcão e do colecionador Afrísio de Souza Vieira Lima Filho, entre outros.
No Espaço Anexo do MUN, vai ocorrer o lançamento Nacional do "Espaço Cultura 2014", onde serão expostos conteúdos digitais, de 20 a 30 minutos, sobre moda, gastronomia e arquitetura, que foram contemplados no concurso nacional "Cultura 2014", pelo MinC.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















