Cultura
Cidades paulistas esclarecem dúvidas sobre Vale-Cultura
Fomento
Nos municípios paulistas de Valinhos e São José do Rio Preto, em São Paulo, empregadores, trabalhadores e fazedores de cultura receberam a equipe do Ministério para esclarecer dúvidas a respeito do Vale-Cultura. Em Valinhos, Valério Bemfica, Chefe da Representação Regional de São Paulo do Ministério da Cultura, relatou aos presentes que "segundo os dados que possuímos, 89% dos brasileiros nunca foi a um concerto de ópera ou música clássica, 75% da população nunca foi a um espetáculo de dança ou balé no teatro, 71% nunca estiveram em exposições de pintura ou escultura, 57% nunca frequentou um teatro, 58% dos brasileiros não leu nenhum livro nos últimos 6 meses. Temos que mudar estes números para que possamos construir a nação que desejamos e podemos ser."
O vice-prefeito de Valinhos, Luiz Mayr Neto, ressaltou a importância do programa para a cidade. "Em Valinhos, temos um potencial muito grande para que este programa tenha sucesso. O Vale-Cultura vai de encontro ao Plano de Governo da administração, de difundir e promover acesso à cultura e às artes na nossa cidade."
Já na Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto, Bemfica apresentou a proposta do Ministério da Cultura e esclareceu as dúvidas dos presentes a respeito do programa. "Podemos fazer uma pequena projeção das possibilidades que são oferecidas aos trabalhadores que receberão os R$ 600 anuais. Imaginemos que este valor pode significar acesso a 40 seções de cinema, ou 35 peças de teatro, a leitura de 28 livros ou a entrada em 50 entradas em eventos de artes. Com mais acesso aos bens culturais, temos trabalhadores mais satisfeitos, mais felizes, com mais qualidade de vida. São benefícios incomensuráveis do programa, mas que são percebidos cotidianamente nas rotinas de trabalho."
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















