Cultura
Confira músicas barroca, sacra e popular em Belo Horizonte
Coral
Desde 1993 nos palcos mineiros, o Coro Madrigale fará uma série especial com cinco concertos na cidade de Belo Horizonte, entre os dias 10 de junho e 1º de julho. O primeiro dia de apresentações será nesta terça-feira (10), às 20h, na Igreja da Boa Viagem). A seleção musical será composta por canções do período de grande riqueza material e musical no estado mineiro, com destaque para composições de Lobo de Mesquita e Manoel Dias de Oliveira.
Já o segundo e o terceiro concertos – ambos às 20h, no Conservatório de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nos dias 20 e 25 de junho – contarão com uma seleção musical preenchida por grandes nomes da música popular brasileira como Tom Jobim, Chico Buarque e Milton Nascimento, com arranjos para coral.
Marcado para as 20h, na Igreja da Boa Viagem, no dia 27 de junho, o quarto concerto "levará ao público um repertório sacro da música brasileira coral, mas contemporâneo, com destaque maior para compositores como Carlos Alberto Pinto Fonseca", conta o presidente do Coro Madrigale, Gustavo Fonseca.
Para encerrar a participação do coro no Cultura 2014, o grupo reservou um apanhado de várias canções de diferentes períodos para dar um caráter mais abrangente do que compõem a música coral brasileira.
No palco, os cerca de 30 integrantes, entre homens e mulheres, serão regidos pelo maestro Arnon Oliveira e acompanhados pelo pianista Hely Drummond.
Em todos os dias, as apresentações terão tradução em telões em inglês e francês do que os coralistas estarão cantando.
A expectativa da presença de turistas, além do público cativo, estimulou o grupo a preparar um repertório "quase didático". "Queríamos mostrar um panorama da música para coral brasileira, que é muito rica e merece ser conhecida", afirmou Gustavo Fonseca, que também canta no Coro.
O Coro Madrigale é um dos projetos selecionados pelo Edital Cultura 2014, do Ministério da Cultura.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















