Cultura
Curadora assiste a filmes brasileiros independentes
Cinema nacional
A curadora Andrea Stavenhagen, do Festival de Cinema de San Sebastián, assistiu no final da última semana a uma programação com 12 longas-metragens brasileiros independentes recém-finalizados, no Rio de Janeiro. As sessões, entre os dias 28 e 31 de maio, deram término à quinta edição do programa Encontros com o Cinema Brasileiro, que também trouxe ao País, de 7 a 11 de maio, os curadores Sergio Faint, do Festival de Cinema de Locarno, e Violeta Bava, do Festival de Cinema de Veneza.
Andrea Stavenhagen participou pela primeira vez dos Encontros com o Cinema Brasileiro. Em seu primeiro ano como delegada latina do festival de San Sebastián, a curadora possui larga experiência em eventos internacionais, tendo dirigido a seção de Indústria do Festival de Guadalajara e a Oficina MoreliaLab, ambos no México. Ela assistiu em sessões exclusivas, na sala de cinema do Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, a projeções dos filmes "Além Mar", de Gabriel Mascaro; "Ato, Atalho e Vento", de Marcelo Masagão; "Ausência", de Chico Teixeira; "Boa Sorte", de Carolina Jabor; "A Despedida", de Marcelo Galvão; "Favela Gay", de Rodrigo Felha; "Getúlio", de João Jardim; "Homem Comum", de Carlos Nader; "Jogo da Memória", de Jimi Figueiredo; "Quando Eu Era Vivo", de Marco Dutra; "Teobaldo Morto, Romeu Exilado", de Rodrigo de Oliveira; e "O Último Cine Drive-In", de Iberê Carvalho.
Próxima edição está prevista para julho
O programa Encontros com o Cinema Brasileiro é uma iniciativa da Agência Nacional do Cinema (Ancine) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores - MRE e foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros e, consequentemente, a inserção internacional do nosso cinema.
Em breve serão abertas as inscrições para as próximas edições do programa, previstas para o final do mês de julho, que trarão ao país os curadores dos festivais de Roma, Havana e do Festival Internacional de Documentários de Amsterdã – IDFA.
Fonte:
Agência Nacional do Cinema
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















