Cultura
Estação Ferroviária de Urutaí (GO) é restaurada
Patrimônio histórico
A Estação Ferroviária da cidade de Urutaí (GO) foi restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e vai ser entregue na próxima sexta-feira (27). O projeto, elaborado em 2011, previa a recuperação total do edifício, que estava com vários pontos de desabamento da cobertura e danificações nas estruturas. Com a revitalização, o local vai abrigar uma estação cultural, com biblioteca e acesso à internet.
A restauração faz parte de um levantamento de bens imóveis de valor artístico, histórico e cultural da RFFSA que foi feito em 2008. Desde então, foram iniciadas várias ações de restauração de patrimônios no estado de Goiás. As estações ferroviárias das cidades de Pires do Rio, Goiandira, Silvânia, Vianópolis (Caraíbas e Ponte Funda) já foram restauradas e entregues.
A estação
De acordo com o Inventário de Conhecimento do Patrimônio Ferroviário do Estado de Goiás, realizado pelo Iphan, o distrito de Urutaí pertencia a Ipameri. Criado em 22 de outubro de 1917, o município foi emancipado em 15 de dezembro de 1947 com o nome da estação ferroviária. A pesquisa mostra características que podem trazer um histórico de transformações arquitetônicas sofridas ao longo do tempo, possivelmente, por acréscimos de ambientes.
Fonte:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















