Cultura
Eva Schul ministra oficinas de dança em Porto Alegre (RS)
Iniciativa
Aprender com uma das maiores dançarinas do País. Essa é a oportunidade que gaúchos terão, entre 30 de junho e 4 de julho, em Porto Alegre (RS). A iniciativa faz parte de um projeto que homenageia a mestra da dança contemporânea brasileira Eva Shul e foi elaborada por Marina Mendo, aluna de Eva Schul, desde 2002. Mendo foi selecionada pelo Edital Cultura 2014 do Ministério da Cultura.
O projeto envolve espetáculos, uma oficina e um documentário comemorando 45 anos de carreira da coreógrafa naturalizada brasileira e gaúcha. A oficina será ministrada por Eva Schul, e no encerramento, em 5 de julho, será exibido o documentário "Figuras da Dança: Eva Schul", produzido pela São Paulo Companhia de Dança, em 2013.
Do interior do Rio Grande do Sul, Marina Mendo mudou-se para Porto Alegre aos 15 anos e trabalhou como atriz por muitos anos, além de colaborar em projetos culturais. Em 2012, elaborou e apresentou o projeto Miragem, pela Fumproarte/PMPA, que circulou na periferia da cidade.
"Eva sempre foi uma estimuladora de meu trabalho, me orientou a encontrar cada vez mais autonomia e caminhos próprios. Em 2012, a convidei pra trabalharmos juntas em um projeto pessoal – Miragem. Quando o espetáculo estreou, em 2013, a São Paulo Companhia de Dança estava produzindo o documentário com direção de Ines Bogéa", conta Mendo. "Nesse momento, pensei que seria importante realizar um evento em comemoração a trajetória desta artista brilhante, reunindo o lançamento do documentário em Porto Alegre, com espetáculos afins coreografados por Eva Schul. A linha que orientou estas escolhas foi a relação do corpo com a memória, presente tanto no documentário como no espetáculo Miragem", completa.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















