Cultura
Igreja São Pedro dos Clérigos (BA) é totalmente reformada
Preservação
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entregou a Arquidiocese de São Salvador da Bahia totalmente restaurada. O templo está localizado no Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador, área considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. O investimento nas obras de conservação e restauração foi de R$ 2 milhões.
A Igreja pertence à Irmandade também chamada de São Pedro dos Clérigos, que tem como integrantes sacerdotes e diáconos da Arquidiocese de Salvador. As obras de conservação e restauração foram realizadas em várias etapas devido ao precário estado do templo.
Durante este ano, para a conclusão dos trabalhos, o Iphan realizou obras de conservação e restauração dos bens móveis e integrados. Foram restaurados o machetado, a capela-mor, as tribunas, os forros, as imagens de Nossa Senhora das Portas do Céu, Santo Amaro, Nossa Senhora da Conceição, Santa Luzia e os Evangelistas, São Paulo, São Pedro, Santo Eloy, Cristo Crucificado, a pintura paretal da Sala de Consistório, dos alteres colaterais, dos púlpitos, do piso e o ossário composto por lápides.
Estilo do templo
A edificação São Pedro dos Clérigos apresenta planta típica das igrejas baianas do começo do século XVIII, com corredores laterais superpostos por tribunas. A licença de construção foi concedida em 1709 pelo arcebispo dom Sebastião Monteiro da Vida para os integrantes da Irmandade de São Pedro dos Clérigos.
A fachada principal é em estilo rococó, muito embora tenha sido edificada no século XIX, após o auge desse estilo artístico. O interior apresenta uma decoração de transição entre o rococó e o neo-clássico, fato comprovado pelo arco cruzeiro e teto que são rococós enquanto os altares já são neoclássicos.
O monumento é individualmente tombado pelo Iphan desde 1941 e, devido a sua importância, possui dupla inscrição nos livros de tombo: no Livro de História e no Livro de Belas Artes.
Fonte:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















