Cultura
Reunião avalia plano de gestão para audiovisual no Brasil
Cinema
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, afirmou, nessa terça-feira (10), que tornar o Brasil grande centro produtor e programador de conteúdos audiovisuais é fundamental para a sociedade brasileira e para fortalecer nossa imagem para o mundo. "O cinema é muito importante para o Soft Power, para criar um engrandecimento da nossa imagem e mostrar que somos muito além do samba e do futebol. Um bom filme muda a imagem de um País", defendeu a ministra durante a abertura da reunião do Conselho Superior do Cinema, no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF).
O encontro foi presidido pela ministra da Cultura e contou com a participação do presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Manoel Rangel, do secretário de Audiovisual do MinC, Mario Borgneth, de representantes dos Ministérios da Fazenda, das Relações Exteriores, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e dos conselheiros que representam as diversas áreas do setor e a sociedade civil.
Na pauta da reunião, a avaliação do Plano de Diretrizes e Metas para o Audiovisual, definições estratégicas para o próximo período e a evolução do processo de digitalização do cinema. O Conselho Superior de Cinema tem como objetivo principal a formulação e pactuação da política nacional do cinema.
A ministra destacou o importante papel realizado pelo Conselho Superior do Cinema nos últimos anos em iniciativas de grande impacto para o mercado audiovisual brasileiro, como na criação do Fundo Setorial do Audiovisual; no debate em torno da Lei 12.485/2011, a chamada Lei da TV Paga; na estruturação do Programa Cinema Perto de Você, de estímulo à expansão do parque exibidor brasileiro; e na aprovação do Plano de Diretrizes e Metas do Audiovisual, documento que estabelece as bases e estratégias para o desenvolvimento da indústria audiovisual brasileira até 2020.
Conselho
O Conselho é formado por 18 integrantes, sendo seis representantes das diversas áreas do setor audiovisual; programadores, produtores e distribuidores de TV por Assinatura e das TVs abertas públicas e privadas; por três representantes da sociedade civil; e pelos ministros de Estado da Casa Civil, da Justiça, das Relações Exteriores, da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, das Comunicações, da Educação e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Fonte:
Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















