Cultura
Rian Fontenele apresenta exposição em Recife (PE)
Artes plásticas
Depois da exibição na Caixa Cultural Fortaleza (CE), a mostra “A Restauração de uma Ausência”, do artista plástico cearense Rian Fontenele, chega à capital pernambucana, onde fica em cartaz na Caixa Cultural Recife (PE), de 25 de junho a 27 de julho. A exposição registra a tentativa do artista de falar do silêncio e da ausência, bem como de (re)construir suas memórias, revelando e explorando sensações e percepções da humanidade.
A mostra de arte, resultado de pesquisas em desenvolvimento há três anos e que marca nova fase do artista, reúne aproximadamente 70 obras. São pinturas e gravuras, além de um conjunto de desenhos que documenta o percurso de seu processo criativo e a matriz das narrativas para alcançar a poética final proposta nas telas.
Diferentemente dos trabalhos anteriores, nos quais tons sóbrios encobriam as personagens, na série “A Restauração de uma Ausência”, Rian permite uma maior incidência de luz nas telas, o que as torna mais leves e cruas e possibilita revelar, em parte, tais personagens, trazendo, assim como um poema, a síntese de toda a narrativa a partir de poucos elementos. “Sempre tive a literatura como base do que faço. A palavra sempre foi importante, ela é narrativa e, por isso, meu trabalho é narrativo”, explica o artista. Rian Fontenele busca restaurar um emaranhado de imagens presentes em suas memórias espontâneas e vívidas, reconstruindo sensações e narrativas e materializando-as em telas na tentativa de esvaziar seu imaginário dessas reminiscências, que se acumulam e transbordam.“Penso meu trabalho como “meio” e não “fim”. Espero que o observador sinta-se convidado para um mergulho em si por outras circunstâncias que não as minhas. Pela circunstância visível e invisível de cada um, construindo assim outras narrativas.”
Durante a exposição, haverá ainda a exibição do vídeo “Conversas de Aproximações” que, além de abordar aspectos do artista e de sua obra, fala da poética presente em seu trabalho a partir de depoimentos de Luíza Interlenghi, curadora, professora e crítica de arte; do galerista Max Perlingeiro; Carvalho Araújo, arquiteto e designer português; Walmeri Ribeiro, artista, pesquisadora e coordenadora do mestrado do curso de arte do Instituto de Cultura e Arte (ICA), da UFC; e do fotógrafo Tiago Santana.
Fonte:
Caixa Cultural
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















