Cultura
Centro histórico de Natal (RN) é tombado pelo Iphan
Preservação
Bairros históricos de Natal (RN) estão tombados desde 2010, mas somente na última sexta-feira (18) foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU), a homologação da Portaria nº 72, finalizando o processo. De acordo com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio Grande do Norte, Onésimo Santos, o tombamento compreende 28 hectares entre os bairros de Cidade Alta, Ribeira e Rocas, todos na Zona Leste. "Foi o último ato. Depois de um estudo aprofundado e extenso, desde 2008, finalizamos esse processo. A partir de agora, vamos avançar no estudo, estabelecer uma normativa e acrescentar ou excluir novas áreas com critérios para reformas, demolições ou novas construções. Vamos aprimorar essa ação", detalhou.
Os proprietários do Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico que estão dentro da área tombada já podem procurar a Caixa Econômica Federal para financiamentos que visem uma reestruturação. "Há uma linha de crédito especial para esses proprietários. São cerca de R$ 300 milhões em todo o Brasil, com vantagens exclusivas", afirma.
Existem hoje 30 bens materiais tombados nacionalmente no Rio Grande do Norte, o que inclui edificações de destaque, em sua maioria do período colonial, um acervo de obras de arte sacra e o Centro Histórico de Natal. A arquitetura reúne todos os estilos, do colonial ao contemporâneo, sendo a grande maioria das edificações construídas no século XX, com exceção das igrejas do século XVIII e alguns monumentos do final do século XIX. Apesar das intervenções contemporâneas incorporadas ao longo dos anos, a área que deu início à cidade ainda conserva conjuntos de edifícios e bairros com suficiente representatividade histórica.
Conheça alguns dos prédios tombados em Natal:
Teatro Alberto Maranhão
Nos últimos anos do século XIX, o bairro da Ribeira começava o seu desenvolvimento e, no início do XX, despontava como o principal centro cultural e comercial da cidade. Como marco de progresso, surgiu o teatro da Praça Augusto Severo, cujas obras foram iniciadas em 1898. Inaugurado em 1904, sob a denominação de Teatro Carlos Gomes, o teatro seguia o estilo chalé, possuindo uma composição clássica. Em 1910, foi reformado pelo arquiteto Herculano Ramos. Reinaugurado em 1912, com dois pavimentos, em arquitetura eclética e com elementos art nouveau, o Teatro permanece com essa feição até hoje e é, ainda, um dos mais importantes espaços culturais da cidade.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
É o segundo templo católico de Natal. A data de fundação é desconhecida, mas sabe-se que, em 1714, já estava concluída. Construída para o atendimento às classes sociais menos favorecidas – escravos, negros libertos e pobres – ocupa uma localização privilegiada, sob um platô de onde se descortina a paisagem do estuário do Rio Potengi. Embora não haja registros de sua fábrica original, comprovou-se que a torre, a sacristia e a ala lateral foram acrescidas posteriormente, o que indica que foi originariamente erguida de forma semelhante a uma capelinha de engenho. Tombada em nível estadual em 1987, passou por uma última restauração e foi reinaugurada em 1988.
Igreja de Santo Antônio
Foi a terceira igreja erguida em Natal e é também conhecida como Igreja do Galo. Integra um harmonioso conjunto de edificações históricas, do qual fazem parte a Casa do Bispo, o antigo Erário Público, a Igreja Matriz, entre outros. As obras foram provavelmente concluídas em 1766, data inscrita no alto da porta principal. A construção, feita por partes, recebeu acréscimos para adaptação às diversas atividades que abrigou o quartel policial, o colégio diocesano e, finalmente, o Convento de Santo Antônio. Este templo destaca-se pelo porte e beleza, constituindo-se num exemplar representativo do estilo barroco na cidade de Natal. É tombada em nível estadual desde 1983.
Fonte:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















