Cultura
Gramado e Paulínia anunciam selecionados para festivais
Mostras competitivas
Dois dos mais importantes festivais brasileiros de cinema, os festivais de Gramado (RS) e Paulínia (SP), divulgaram, nessa quarta-feira (2), seus títulos confirmados nas edições deste ano. Ambos os eventos têm, como principal foco, a produção nacional audiovisual inédita e recente. Confira abaixo os destaques:
Festival de Cinema de Gramado
A 42ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que acontece entre os dias 8 e 16 de agosto, na serra gaúcha, exibirá oito longas nacionais, cinco longas-metragens latino-americanos e 30 curtas-metragens nacionais – 17 deles, na mostra de curtas gaúchos. Os filmes competem pelo troféu Kikito, símbolo do festival, e por prêmios em diversas categorias técnicas.
Os longas-metragens brasileiros em competição são “A Despedida”, de Marcelo Galvão; “A Estrada 47”, de Vicente Ferraz; “A Luneta do Tempo”, dirigido pelo cantor e compositor Alceu Valença; “Esse Viver Ninguém Me Tira”, estreia na direção de Caco Ciocler; “Infância”, de Domingos Oliveira; “O Segredo dos Diamantes”, dirigido por Helvécio Ratton; “Os Senhores da Guerra”, de Tabajara Ruas; e “Sinfonia da Necrópole”, de Juliana Rojas. A coprodução brasileira com a Argentina “Alguns dias sem música”, de Matías Rojo, competirá como filme estrangeiro.
A seleção completa foi divulgada na página do festival no Facebook.
VI Paulínia Film Festival
A sexta edição do Festival de Cinema de Paulínia, que começa no próximo dia 22 de julho e vai até o dia 27 deste mês, também anunciou os títulos nacionais que compõem sua programação. O evento, que acontecerá no Theatro Municipal Paulo Gracindo e no Polo Cinematográfico da cidade, sempre com entrada franca, exibirá nove longas e oito curtas-metragens em competição, e seis longas-metragens infanto-juvenis. Até o dia 7 de julho, o festival pretende anunciar a programação de abertura e encerramento do evento, e os filmes internacionais.
“Sinfonia da Necrópole”, de Juliana Rojas, e “Infância”, de Domingos Oliveira, que serão exibidos em Gramado, também estão na programação do Festival de Paulínia. Também compõem a mostra competitiva de longas-metragens nacionais os documentários “A Neblina”, de Fernanda Machado; “Aprendi a Jogar com Você”, de Murilo Salles; “Cássia”, de Paulo H. Fontenelle; e as ficções “Boa Sorte”, de Carolina Jabor; “Casa Grande”, de Fellipe Barbosa; “Castanha”, de David Pretto; e “Sangue Azul”, de Lírio Ferreira. Entre os destaques da mostra de curtas, também com caráter competitivo, estão o premiado “Jessy”, de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge, e a animação “O Menino que Sabia Voar”, de Douglas Alves Ferreira.
A lista completa dos selecionados está no site Cinema Paulínia.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















