Cultura
Encontro de dança reunirá especialistas de 11 países
Multiculturalismo
A partir desta quinta-feira (14), o Rio de Janeiro recebe, pela primeira vez, o Encontro Rede Funarte Ibero-Americana de Dança. O evento ocorrerá até sábado (16), no Teatro Sesi, e deve reunir cerca de 250 participantes entre bailarinos, coreógrafos, diretores, pesquisadores e curadores de vários países da América Latina.
O objetivo é possibilitar novas ideias e experiências, além do intercâmbio cultural entre agentes e difusores da arte ibero-americana. O evento vai contar com a presença de gestores de dança da Espanha, Chile, Uruguai, Equador, Colômbia, Peru, Paraguai, México, Costa Rica, Argentina, Venezuela e Brasil. Durante a programação, haverá seis mesas de debates e uma roda de negociações.
"O encontro visa estreitar os laços de comunicação com esses países e criar a possibilidade de diálogo e intercâmbio. Temos que voltar os olhos para produções de ciruculação e trocas na área de dança. A ideia é poder dialogar com esse países", explica Fabiano Carneiro, coordenador de dança da Funarte. "Vamos trazer gestores desses países e também curadores de festivais de diferentes regiões do Brasil, para descentralizar essas ações. No sábado, vai ter rodada de negociação para que as pessoas inscritas possam entregar o material e possam ter um contato pessoal do seu trabalho com esses gestores, programas e curadores de fora", completa Carneiro.
Programação
Entre os assuntos abordados pelas mesas de discussão nesta sexta-feira (15), primeiro dia do evento, estão relatos dos profissionais sobre experiências, projetos e ações; apresentação de soluções e estratégias de artistas independentes, companhias, grupos e coletivos para a manutenção de seus trabalhos artísticos.
Também serão abordados temas como as redes e programas de intercâmbio e de circulação para a dança; a apresentação de alternativas de financiamento público e privado para intercâmbio, difusão e circulação da dança entre os países ibero-americanos. Além disso, também serão tratadas as alternativas de financiamento público e privado para o intercâmbio, a difusão e a circulação da dança entre países ibero-americanos.
No sábado (16), segundo dia do encontro, serão analisados perfis de público e espaços de circulação da dança; e o papel destes espaços e da formação de público para a estrutura da dança. Profissionais convidados farão a análise crítica dos temas apresentados durante o encontro, que irá produzir um documento visando novas parcerias entre artistas, gestores e produtores nos países ibero-americanos. Neste dia, haverá ainda a roda de negociações.
Entre os participantes confirmados, destacam-se Guillermo Heras (Espanha/Iberescena), Natacha Melo (Uruguai/Rede Sulamericana de Dança), Francisca Las Heras (Chile/Coordinadora de Dança, Departamento de Fomento de las Artes Industrias Creativas, Consejo Nacional de La Cultura y lãs Artes) e Cuauhtemoc Nájera (México/Coordinador Nacional de Danza del Inst. Nacional de Belas Artes).
Sobre o projeto
Desde 2010, o Brasil se tornou membro do Iberescena – Fundo Ibero-Americano de Ajuda Iberescena, criado em 2006 a partir das diretrizes adotadas pela Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, em Montevidéu, Uruguai, relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração da atividade de artes cênicas ibero-americana.
Em 2011, a Coordenação de Dança da Funarte, através de seu coordenador Fabiano Carneiro, intensificou essa aproximação com os países vizinhos, realizando o "Outras Danças: Brasil, Chile, Colômbia". Sediado em Fortaleza, em parceria com a Secretaria de Cultura do Ceará.
O evento da Funarte ofereceu atividades artísticas, acadêmicas e pedagógicas para estreitar os laços entre esses países. O "Outras Danças: Brasil, Argentina, Uruguai" também propôs uma residência artística no Rio Grande do Sul, em 2012, com dois coreógrafos sul-americanos (Argentina e Uruguai), apresentando uma mostra de solos e duos e um ciclo de debates, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















