Cultura
Festival de Brasília começa nesta terça-feira (16)
Produção Nacional
A 47ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro começa nesta terça-feira (16). A abertura, apenas para convidados, contará com a exibição do clássico “Deus e o diabo na terra do sol” (1964), do cineasta baiano Glauber Rocha. A programação começa na quarta-feira (17), e segue até o dia 23.
Seis longas-metragens e doze curtas concorrem ao Troféu Candango nesta edição do festival. Os filmes em competição serão exibidos simultaneamente no Cine Brasília, no Teatro da Praça de Taguatinga, no CG do Gama, no Teatro de Sobradinho e no SESC de Ceilândia.
Já o Troféu Câmara Legislativa será entregue aos vencedores da Mostra Brasília, dedicada à produção cinematográfica local. Neste ano, 16 filmes (três longas e 13 curtas-metragens) concorrem ao prêmio, concedido pelo júri oficial e pelo público.
As mostras Reflexos do Golpe, Luta na Tela, Horizonte Brasil, Mostra Eduardo Coutinho, Continente Compartilhado, Coproduções Latinas e Festivalzinho completam a programação desta edição, que conta com mais de 60 filmes.
Oficinas, debates e seminários
O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro também conta com uma extensa programação de oficinas gratuitas, debates sobre as obras exibidas e seminários. A Ancine estará presente no seminário "Políticas Públicas para o Audiovisual", cuja abertura acontece na quarta-feira (17), às 14h30, com a presença do diretor-presidente da Agência, Manoel Rangel, e do secretário de estado de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira.
No mesmo dia, o superintendente de Fomento da Ancine, Felipe Vogas, ministrará a palestra "Financiamento de projetos e formatos’, acompanhado de João Batista da Silva, diretor de gestão de políticas audiovisuais do Ministério da Cultura.
Na tarde de quinta-feira (18), será a vez do coordenador de planejamento de fomento da Ancine, Rodrigo Camargo, apresentar a palestra "Desenvolvimento Econômico: Produção e Exibição", com a presença do empresário Adhemar Oliveira, e de Nilson Rodrigues, da distribuidora Tucuman.
Ainda na quinta-feira, o secretário de políticas de financiamento da Ancine, Paulo Alcoforado, fala sobre o papel das TVs públicas e privadas no desenvolvimento de políticas locais ao lado do diretor geral da EBC, Eduardo Castro, e do sócio-diretor do Canal Brasil, Paulo Mendonça.
No dia seguinte (19), o assessor internacional da Aancine, Eduardo Valente, apresenta a palestra "Coproduções Internacionais: Acordos, Protocolos e Programas", com os convidados Matias Mariani (Primo Filmes) e Vânia Catani (Bananeira Filmes).
No mesmo dia, a partir das 9h30, acontece o seminário "Um dia com a Ancine". A oficina, destinada a produtores de audiovisual iniciantes no mercado, já foi realizada em São Paulo e Belo Horizonte e chega agora a Brasília como parte das atividades do festival.
Durante todo o dia, o especialista em regulação Layo Barros apresentará as ferramentas utilizadas para o esclarecimento das dúvidas mais frequentes dos profissionais nos primeiros contatos com a Agência. O evento acontece no Auditório do 2º andar da Biblioteca Nacional de Brasília.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















