Cultura
Filmes brasileiros participam de festivais internacionais
Produção Nacional
A Agência Nacional do Cinema (Ancine), por meio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais, vai ajudar a viabilizar, nos próximos dias, a participação de cinco longas e quatro curtas-metragens em quatro festivais internacionais.
Os filmes participarão do 52º Festival de Cinema de Nova York, nos Estados Unidos; no Festival de Cinema de Londres (BFI), na Inglaterra; no Festival Biarritz América Latina, na França; e no Festival Internacional de Cinema de Pusan, na Coreia.
O 52º Festival de Cinema de Nova York, que começa neste sábado (27), receberá o curta-metragem "Cloro", de Marcelo Grabowsky. Na cidade de Biarritz, na França, o Festival Biarritz América Latina selecionou dois curtas brasileiros para a competição oficial: "Brasil", de Aly Muritiba e "Poeira de Prata no Escuro do Quarto", de Carlos Segundo, contam com o auxílio do programa de apoio da Agência. O evento francês, que começa na segunda-feira (29), exibe ainda, os longas "Praia do Futuro", de Karim Aïnouz, e "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu.
De 8 a 19 de outubro, o 58º Festival de Cinema de Londres (BFI), organizado pelo British Film Institute, selecionou quatro longas e um curta brasileiro para a sua programação. Distribuídos por diversas mostras do evento, "Casa Grande", de Fellipe Barbosa; "Hoje eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro; "Ventos de Agosto", de Gabriel Mascaro; "Campo de Jogo", de Erik Rocha; e o curta "A Tenista", de Daniel Barbosa, receberam o apoio do programa da Ancine.
Já o longa "Getúlio", de João Jardim, que fará a sua première internacional no Festival Internacional de Cinema de Pusan, que acontece de 2 a 11 de outubro, também será beneficiado com o suporte oferecido pela iniciativa da Agência.
Sobre o Programa de Apoio da Ancine
O Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais conta com quatro categorias de auxílio, dependendo da classificação de cada evento: apoio A - confecção de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro; B - envio de cópia e apoio financeiro; C - confecção de cópia legendada e envio de cópia; e D - envio de cópia.
O programa contempla os filmes oficialmente convidados a participar de um dos 80 festivais internacionais e os projetos audiovisuais convidados para um dos 27 laboratórios ou workshops internacionais incluídos em uma lista aprovada pela Diretoria Colegiada da Ancine. Mais informações podem ser conseguidas pelo e-mail programa.apoio@ancine.gov.br.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















