Cultura
Homologado tombamento da Igreja Matriz do Divino Pai Eterno em Trindade (GO)
Patrimônio Nacional
O Ministério da Cultura publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (24) a homologação do tombamento da Igreja Matriz do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), bem como todo seu acervo de bens móveis e integrados.
Neste ano, foi votado por unanimidade, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o reconhecimento do tombamento da Igreja Matriz como um Patrimônio Nacional. Ela já era tombada pelo governo do estado de Goiás e agora é reconhecida pelo governo federal.
O santuário recentemente passou por uma reforma que durou cinco meses e com isso, o piso, a pintura e os esteios foram restaurados. Os cabeamentos foram colocados na parte interna e peças de madeiras desgastadas foram trocadas.
História
Na antiga região do Barro Preto, hoje, Trindade (GO), a primeira capela dedicada ao Divino Pai Eterno foi construída em 1843 e era coberta com folhas de buriti. Com o aumento da devoção, que já naquela época conquistava cada vez mais corações, e com o fortalecimento da fé, capelas maiores foram edificadas.
Dessa forma, em 1912, foi inaugurado o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno, conhecido como Igreja Matriz de Trindade, construído pelo Missionário Redentorista padre Antão Jorge. A intenção era acolher o grande número de romeiros que vinha constantemente prestar homenagens ao Pai Eterno.
No ano passado, o Santuário Matriz de Trindade foi tombado como Patrimônio Cultural Material do Brasil pelo Iphan. Por conta de seu valor histórico, passou a ter proteção especial, garantindo sua preservação e de seu entorno para gerações atuais e futuras.
Fonte:
Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional e Santuário Basílico do Divino Pai Eterno
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















