Cultura
Teatro Dulcina (RJ) recebe novos espetáculos em setembro
Artes Cênicas
O espetáculo “Cine_Monstro” estreia no Teatro Dulcina (RJ), no próximo sábado (6). Em cartaz até o dia 21, aos sábados e domingos, às 19h, a peça apresenta, pela primeira vez, o ator Enrique Diaz em um solo. Ele dá voz a uma espécie de mestre de cerimônias que recebe a plateia para narrar histórias que se cruzam e, para contá-las, se transforma em 13 personagens.
A programação, que faz parte do projeto Dulcinavista, reúne atrações para o público adulto e infantil. Algumas, inclusive, integram o Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL). A ocupação oferece ingressos a preços populares, além de atividades com entrada gratuita.
A primeira atração deste mês é “Caranguejo Overdrive em processo”, com texto inédito de Pedro Kosovski. O espetáculo propõe uma imersão na estética e no pensamento do Mangue e toma emprestadas duas referências: uma pesquisa histórica sobre a antiga região do Mangue, no Rio de Janeiro (atual Cidade Nova) e a estética do Mangue Beat, criada por Chico Science e outros artistas de Recife.
Já a peça "Elefante”, de Walter Daguerre, conta a história de uma família que vive em um tempo onde ninguém precisa morrer. Todos os habitantes tomam pílulas e assim permanecem jovens. Às vésperas de mais um aniversário, o filho único da família abandona tudo e, após dez anos de exílio, volta para casa envelhecido, com aparência de um homem de setenta anos.
Outra atração deste mês é “War – em processo”, com texto de Renata Mizrahi e direção de Diego Molina. A história é sobre um casal, Marília e André, que acabou de se mudar para um bairro distante do Centro da Cidade, longe da vida agitada. Entediados, resolvem chamar dois casais de amigos para uma partida de WAR. Durante o jogo, revelações, frustrações, mentiras e traições são reveladas.
Encerrando a programação do mês ‘apara o público adulto, A Banda Mais Bonita da Cidade sobe ao palco do Dulcina nos dias 26 e 27, às 19h, com o espetáculo “O mais feliz da vida”.
Criado em Curitiba (PR), em 2009, o grupo realiza uma nova proposta sonora, sem abrir mão do carisma e teatralidade que lhes são característicos. A montagem integra o Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL).
Para o público infantil, três atrações são destaques: “Espalha pra Geral!”, “O Confuso e Misterioso Roubo das Vírgulas”e “O Gigante Egoísta”.
Em “O Confuso e Misterioso Roubo das Vírgulas”, um crime inusitado acontece em um simpático sítio no interior: todas as vírgulas são roubadas. Cartas, cheques, receitas de comida e tudo o que possa ser escrito respeitando a utilização das vírgulas está ameaçado. Antes que a pacata cidadezinha fique muito prejudicada pelos roubos, um trio entra em ação para solucionar o caso.
Já a última montagem, “O Gigante egoísta”, é uma adaptação do texto de Oscar Wilde pela premiada Cia. Artesanal. Depois de passar sete anos na casa de seu amigo Ogro, o Gigante descobre que crianças invadiram seu palacete para brincar em seu jardim. Ele expulsa as crianças de sua propriedade e constrói um muro que a separa do resto da cidade. Isolado e sozinho, o Gigante percebe que o inverno hospedou-se definitivamente em sua casa e que a primavera recusa-se a voltar ao seu jardim, agora eternamente coberto pelo gelo e pela neve. Esta peça também faz parte do FIL.
O projeto Dulcinavista foi contemplado no Edital de Ocupação do Teatro Dulcina/2014, para o período de agosto a novembro
Programação do mês de setembro
“Cine_Monstro”
Dias 6 a 21 de setembro (sábado e domingo), às 19h
Texto: Daniel MacIvor
Direção, iluminação e atuação: Enrique Diaz
Classificação: 16 anos
Duração: 75 minutos
“Caranguejo Overdrive em processo”
Dias 3 e 4 de setembro (quarta e quinta), às 19h
Texto: Pedro Kosovski
Direção: Marco André Nunes
Elenco: Aquela Cia. de Teatro
Classificação: 16 anos
Duração: 40 minutos
“Elefante”
Dias 10, 11 e 12 (quarta, quinta e sexta), às18h e 20h
Dramaturgia: Walter Daguerre
Direção e argumento: Igor Angelkorte
Elenco: Igor Angelkorte, Livia Paiva, Samuel Toledo, Chandelly Braz e Fernando Bohrer
Classificação etária: 16 anos
Duração: 70 minutos
“Espalha pra Geral!” (infantil)
Dias 13 e 14 de setembro (sábado e domingo, 16h
Roteiro, direção e elenco: Denise Stutz e Felipe Ribeiro
Classificação etária: livre
Duração: 50 minutos
“War” – em processo
Dias 17, 18 e 19 (quarta, quinta e sexta), às 19h
Texto: Renata Mizrahi
Direção: Diego Molina
Elenco: Cia Teatro de Nós
Classificação etária: 12 anos
Duração: 70 minutos
“O Confuso e Misterioso Roubo das Vírgulas” (infantil)
Dias 20 e 21 (sábado e domingo), às 15h
Dramaturgia e direção: Pedro Emanuel
Elenco: Eduardo Parreira, Julia Mendes, Mario Terra, Pedro Casarin e Zeca Richa
Texto original: Iuri Kruschewsky
Classificação etária: livre
Duração: 50 minutos
“O Gigante Egoísta” (infantil)
Data: 25 de setembro (quinta), às 17h
27 e 28 de setembro (sábado e domingo), às 16h
Texto: Oscar Wilde
Adaptação: Gustavo Bicalho
Diretor: Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves
Elenco: Márcio Nascimento, Marcos Guilhon e Tatá Oliveira
Classificação etária: 4 anos
Duração: 50 minutos
“O mais feliz da vida”
Data: 26 e 27 (sexta e sábado), às 19h
Produção: A Banda Mais Bonita da Cidade
Origem: Curitiba – PR
Banda: Uyara Torrente – Vocalista
Luís Bourscheidt – Baterista
Luciano Aires – Baixista
Thiago Ramalho – Guitarrista
Vinícius Nisi – Tecladista
Rosano Mauro Junior – Iluminador
Classificação etária: 14 anos
Duração: 1h e 20 minutos
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















