Cultura
Festival de Teatro Infantil do Ceará começa nesta quinta (9)
Programação
De papéis brancos, montados em formas geométricas que ganham vida em cima do palco, a um pequeno casaco listrado à espera do seu dono ou de alguém que o queira vestir. Histórias como essas, conduzidas por bonecos, marionetes e até mesmo objetos, como um casaco ou uma fotografia, permitirão um passeio pela imaginação do público na 4ª edição do Festival de Teatro Infantil do Ceará (TIC), que será realizado pela primeira vez na Caixa Cultural Fortaleza, de quinta-feira a domingo (9 a 12).
Com o tema Solte a sua imaginação, o TIC 2014, que, além do teatro da Caixa Cultural, também passa por outros pontos culturais da cidade, reúne cerca de 30 espetáculos, entre nacionais e estrangeiros. “Esse tema nos levará a uma reflexão sobre a capacidade inventiva do ser humano, que nos faz alimentar nosso sonho, nosso desejo, nossa vontade de mudar. Através disso, a gente montou uma programação de espetáculos que vai nos ajudar a fazer essa viagem”, enfatiza o produtor do Festival, Emidio Sanderson.
Selecionadas pela Invento Produções, quatro montagens de dois grupos cearenses, um espanhol e um francês estarão em cartaz no teatro da Caixa: Criaturas de Papel, do Bricoleiros Teatro de Bonecos (Ceará); O Pequeno Casaco Solitário, novo trabalho infantil do Grupo Bagaceira de Teatro (Ceará); Bag Lady, com The Bag Lady Theater (Espanha); e Vagabundo, da Cia Areski (França). “A seleção foi feita a partir de visitas a espetáculos nacionais e internacionais de teatro infantil, com o mesmo formato que o nosso, além de visitas a sessões de espetáculos cearenses”, explica Sanderson.
O grupo cearense Bricoleiros Teatro de Bonecos, conhecido pelo trabalho minucioso que desenvolve com marionetes, vai exibir a montagem Criaturas de Papel, na qual os bonecos são formados por papéis brancos.
Já no O Pequeno Casaco Solitário, de outro grupo cearense de teatro, por meio da manipulação de objetos, os artistas contam a história de um casaco que, pendurado em um varal no meio do tempo, espera que alguém o encontre. Aos poucos, outras peças de roupas começam a aparecer no varal, iniciando assim, novas amizades, surgindo vilões e pequenas aventuras.
Na montagem espanhola Bag Lady, o grupo conta a história de uma mulher solitária que constrói seu próprio mundo usando os objetos mais simples. Uma elegante dama que dá vida a brancas e petulantes sacolas plásticas. Ela explora o mundo poético do silêncio, sem palavras, e cada saco plástico torna-se, em suas mãos, um personagem.
Para encerrar o Festival, Vagabundo, do francês Lukasz Areski, conta a história de como as ligações entre as pessoas são forjadas através de um caráter atemporal, que é visto vivendo, experimentando emoções e crescendo. Uma maneira delicada e original de descrever pequenos fragmentos da vida, com seus momentos de angústia, mas também sua ternura: tudo por meio de pequenas fotos.
Vitrine para o teatro
O TIC foi idealizado pela Invento Produções e pelo Instituto Seara, em 2011, com a intenção de trazer novos ares para a cena do teatro infantil cearense. “Nosso objetivo desde o início é fazer com o que nosso festival seja uma vitrine para os grupos cearenses. Este ano, convidamos programadores de teatro da Dinamarca, além de brasileiros, para que eles possam conhecer os espetáculos do nosso festival. E, com isso, possibilitar futuros intercâmbios entre esses programadores e os grupos cearenses”, finaliza Sanderson.
“4º Festival de Teatro Infantil do Ceará - TIC”
Caixa Cultural Fortaleza (R. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema) - 09 a 12 de outubro.
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Programação
Dia 09/10/2014 (quinta-feira)
15h - Criaturas de Papel
Bricoleiros Teatro de Bonecos (Ceará)
Dia 10/10/2014 (sexta-feira)
19h - O Pequeno Casaco Solitário
Grupo Bagaceira de Teatro (Ceará)
Dia 11/10/2014 (sábado)
16h e 19h - Bag Lady
The Bag Lady Theater (Espanha)
Dia 12/10/2014 (domingo)
16h e 19h - Vagabundo
Cia Areski (França)
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















