Cultura
Filmes brasileiros concorrem ao Prêmio do Cinema Fênix
Produções Ibero-americanas
Três produções brasileiras concorrem ao Prêmio Ibero-americano de Cinema Fênix, realizado pela associação mexicana Cinema23, dedicada à promoção da cultura cinematográfica ibero-americana. A cerimônia de premiação acontece no dia 30 de outubro, na Cidade do México.
Os longas “Tatuagem”, de Hilton Lacerda, "O lobo atrás da porta”, de Fernando Coimbra, e a coprodução Brasil-Argentina “El ardor”, de Pablo Fendrik, foram indicados, cada um, a duas das 12 categorias do prêmio.
“Tatuagem” representa o Brasil nas categorias Figurino (para Chris Garrido) e Direção de Arte (para Renata Pinheiro); “O lobo atrás da porta” concorre nas categorias edição (para Karen Akerman) e melhor atriz (Leandra Leal).
Já “El Ardor”, um dos vencedores do edital de coprodução Brasil-Argentina de 2012, realizado em parceria entre a Ancine e o Instituto Nacional de Cinema e Artes Visuais da Argentina (INCAA), pode levar para casa os prêmios de melhor fotografia (para Julián Apezteguia) e melhor som (Leandro de Loredo e George Saldanha).
Sobre o Prêmio Fênix
O prêmio foi criado para reconhecer produções de maior destaque realizadas na América Latina, Espanha e Portugal. O troféu, desenhado pelo artista brasileiro Artur Lescher, representa um ovo de fênix.
Até chegar aos indicados, a comissão de seleção do Prêmio Fênix analisou 58 longas de ficção e 16 documentários. Além dos prêmios concedidos aos melhores filmes, também serão entregues os prêmios Reconhecimento ao Festival Ibero-americano; Reconhecimento ao Trabalho Crítico; Reconhecimento aos Exibidores e Reconhecimento à Trajetória, concedido por diferentes academias e associações convocadas pela Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















