Cultura
Museu de Arte Sacra passará por obra de conservação
Cidade de Goiás
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinou Termo com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para executar obra de conservação do Museu de Arte Sacra da Boa Morte, na Cidade de Goiás.
Entre os serviços previstos está a execução de ações emergenciais, tais como drenagem e reforços estruturais, além de serviços essenciais como revisão das instalações elétricas, substituição de reboco, recuperação das esquadrias e repintura. Será ainda contemplada a elaboração de projeto executivo de restauração, para viabilizar a próxima etapa de obra.
O acervo inclui os altares da igreja, diversas imagens sacras do escultor goiano Veiga Valle, além de uma Nossa Senhora do Rosário de origem portuguesa, único bem móvel tombado individualmente pelo Iphan em Goiás.
O Museu de Arte Sacra também possui pratarias e telas de cunho religioso, terços e coroas dos séculos XVIII e XIX, mobiliários do século XIX, entre outros.
Sobre o Prédio
A Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte foi construída em 1779, sobre os alicerces de uma das casas de Bartolomeu Bueno, com arquitetura religiosa e fachada com elementos característicos do barroco.
Localizada no Largo da Matriz, na antiga capital do Estado, a igreja foi tombada pelo Iphan em 1950 e passou a museu em 1968, com nome de Museu da Boa Morte.
O local já passou por algumas obras de restauro e conservação, visando a melhor estruturação e adaptação para a categoria de museu, e está, desde 2009, sob a responsabilidade do Ibram.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















