Cultura
Sai lista final dos selecionados do Conexão Cultura Brasil
Economia Criativa
A Secretaria da Economia Criativa, do Ministério da Cultura (MinC) divulgou, nesta quita-feira (2), a lista final dos selecionados no Edital Conexão Cultura Brasil #Intercâmbios, que receberão apoio para viagens em novembro.
O Conexão Cultura Brasil #Intercâmbios é um programa que estimula a presença de artistas e empreendedores brasileiros em eventos artísticos e de negócios culturais e em atividades de formação (cursos e estágios) no Brasil e no exterior. Os três eixos do edital - Difusão Cultural, Formação, Pesquisa e Capacitação e Negócios da Economia Criativa - receberam ao todo 566 propostas para viagens em novembro. Para esse período, 78 foram selecionadas.
Prioridade
A artista plástica Tati Egual, portadora de Síndrome de Down, vai novamente à Itália expor em três diferentes eventos: o Arte Padova 25, o concurso Cats 2014 e a Triennale Di Arte Sacra di Assisi. A artista afirma que é a primeira vez que tem uma chance como essa: "Vai me ajudar muito na carreira. É uma oportunidade para descobrir novos talentos e conhecer pessoas".
Já o dançarino Gelson de Casser Timotheo, que é uma pessoa com deficiência visual integrante do grupo "Peleando pela Inclusão", vai a Santana do Livramento participar da 13º edição do festival Dançando na Fronteira da Paz.
Eixo Difusão Cultural
Em novembro, dezenas de artistas brasileiros participarão de eventos nos EUA, Itália, Grécia, Portugal, Argentina, Uruguai, Colômbia, Porto Rico, México, Chile e Tailândia.
O grupo "Anjos da Noite", de Santa Catarina, estará em Bangkok no importante festival de teatro de bonecos Harmony World Puppet Carnival. Já o grafiteiro brasiliense Pedro Ribeiro participará do encontro de grafite Meeting of Favela, no Rio de Janeiro.
A capixaba Luiza Arruda participará do 2º Congresso Internacional de Moda e Design da Itália. Segundo ela, "uma vez que o congresso tem grande visibilidade internacional e acontece em um dos maiores polos de moda do mundo, o evento por si só já promove a conexão. Poder levar meu projeto faz com que, de fato, essa conexão entre o Brasil e os demais países se concretize", afirmou Luiza.
Nesse eixo, quatro grupos culturais do Pará foram contemplados para realizar viagens dentro do próprio estado. São coletivos de artes cênicas, cinema e dança que participarão de festivais em Abaetetuba, Moju e Parauapebas em novembro.
Eixo Formação, Pesquisa e Capacitação
Portugal, Cuba, Itália, Espanha, EUA, Argentina, Portugal, Alemanha, Indonésia, México, Canadá, China, Rússia, Porto Rico, Moçambique, França, Inglaterra e Butão são alguns dos destinos dos contemplados nesse eixo.
O pernambucano Wllyssys Wolf Dang estudará roteiro na Escola de Cinema de Cuba, e o carioca Luciano Pinto fará residência artística no Workcenter Grotowski, na Itália. Outro pernambucano, Alexandre de Lucena, fará mestrado em cinema de não ficção no Centro de Novas Tecnologias Audiovisuais da Espanha. O rapper mineiro Mário Damião, por sua vez, cantará na Zulu Nation, no Harlem, em Nova Iorque, e a atriz Luana Lopes, do Rio Grande do Sul, fará residência artística sobre máscaras balinesas na Indonésia.
Cursos na área de moda também despertaram interesse nos participantes. Luana Pacheco, de Santa Catarina, fará curso de mercado de moda nos Estados Unidos. Já Henrique Benedito, de São Paulo, aproveitou a oportunidade articulada pelo Ministério da Cultura com o Instituto Europeu de Design e irá para Barcelona, na Espanha, estudar Fashion e Styling.
O sergipano Altair Alves dos Santos fará curso de vestimenta a volume na Ecole de la Chambre Syndicale de la Couture Parisienne, na França. O catarinense Rafael Coelho irá à Rússia para um treinamento especial para competições internacionais de piano no Conservatório Estatal de São Petersburgo, Rimimsky Korsakov.
A gaúcha Carolina Garcia, entre outros beneficiados, fará capacitação em negócios para a arte na New School em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A paranaense Meline Zortéa fará, em Portugal, pós-graduação em Design Thinking na Escola Superior de Artes e Design (ESAD).
Negócios da Economia Criativa
Portugal, Senegal, Argentina e Canadá receberão agentes para intercâmbios de negócios da economia criativa no próximo mês de novembro.
O músico mineiro Gabriel Resende irá ao SIMA 2014 – Salão Internacional de Música Africana apresentar o programa Música Minas. Já o baiano Adonias Teixeira irá à Argentina participar do Festival de Mercado de TV e Ficção Internacional ( FYMTI), que está em sua 5ª edição e acontecerá em Buenos Aires.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















