Cultura
Filmes brasileiros recebem apoio em festivais da Europa
Cinema Nacional
Até o final de novembro, dois longas e seis curtas-metragens vão participar de festivais internacionais de cinema na Espanha, no País Basco e na Dinamarca.
As produções obtiveram fomento do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da Agência Nacional do Cinema.
O Programa contempla filmes oficialmente convidados a participar de 80 festivais e projetos audiovisuais convidados para 27 laboratórios ou workshops ao redor do mundo.
No Festival de Cinema Ibero-Americano de Huelva, de 14 a 23 de novembro, na Espanha, o Brasil terá três representantes na seção competitiva de curtas-metragens: "Edifício Tatuapé Mahal", de Carolina Markowicz e Fernanda Salloum; "Dentro", de Bruno Autran; e "Cloro", de Marcelo Grabowsky, receberam o apoio do programa da Ancine.
Também auxiliado pelo programa, o longa-metragem "Casa Grande", de Fellipe Barbosa, está entre os concorrentes ao prêmio Colombo de Ouro, oferecido ao melhor filme do festival. "Hoje eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro, é mais uma esperança de premiação brasileira.
Também tem início no dia 14 de novembro o Festival Internacional de Cinema Documentário e Curtas-metragens de Bilbao (Zinebi), no País Basco. Os três curtas-metragens brasileiros selecionados para exibição na Competição Internacional vão contar com o apoio da Ancine. São eles: "Geru", de Fábio Baldo e Tico Dias; "Habeas Corpus", de Leandro Afonso; e "Sem Coração", de Nara Normande e Tião.
Outro evento europeu focado no cinema documental também vai receber obras brasileiras por meio do Programa de Apoio da Ancine. O Festival Internacional de Documentários de Copenhagen - CPH:DOX, de 6 a 16 de novembro, na Dinamarca, vai exibir o longa-metragem "Campo de Jogo", de Eryk Rocha.
Ainda no âmbito do mesmo evento, o cineasta Gregório Graziosi foi um dos selecionados para o laboratório CPH:LAB, e vai poder contar com o apoio da Ancine para viabilizar a sua participação. Gregório, que teve "Obra", seu longa de estreia, exibido nos festivais de Roma e Toronto em 2014, trabalha agora em seu novo projeto, "Tinnitus".
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















