Cultura
Terceira edição do Cultural Reggae recebe 24 bandas no Ceará
Festival de música
Regueiros cearenses têm encontro marcado no próximo 3 de dezembro, quando começa o III Cultural Reggae Festival.
Durante seis dias, 24 bandas de vários estados brasileiros subirão ao palco do Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde d’Eu, 560. Centro).
Na oportunidade, também haverá exibição de filmes e realização de debates e oficinas, bem como exposição de artesanatos, roupas indianas, livros, discos e comidas vegetarianas. Toda a programação acontecerá nos dias 3, 4, 5, 10, 11 e 12 de dezembro.
A banda Ras Naldo abrirá o festival na quarta-feira (3), às 17h. Com trajetória de shows no Ceará, o grupo já acompanhou artistas internacionais como Simeon Brown e Al Griffits the Gladiators.
O grupo ainda tem conquistado muitos fãs ao tocar músicas autorais e covers de ícones do reggae roots. Em seguida, o público confere a voz ímpar e nostálgica de Raquel Camelo, que acrescenta uma pitada de balanço nordestino à boa música jamaicana.
Logo após, sobe ao palco a banda Relutância, oriunda do município de Pacatuba (CE). Ela difunde a cultura reggae por meio de suas letras filosóficas e batida contagiante.
Em seu primeiro álbum, prestou grande homenagem a Nelson Mandela e à música rastafári da África do Sul. O primeiro dia de apresentações termina com a performance do Som Nativo, que vem buscando dar uma nova cara ao cenário reggae do Ceará.
Também na quarta-feira, às 13h30, será exibido o filme “Cine Marley - Rockers – It’s dangerous”, seguido de um debate sobre o Movimento Reggae no Brasil, com a participação de músicos, DJ’s e produtores. Trata-se da maior obra-prima cinematográfica da história do Reggae, que contou com a participação de estrelas da época, como Burning Spear, Jacob Miller, e Gregory Isaacs, dentre outras. Nela, cenas hilárias se intercalam com ótimas canções de reggae, um cenário fiel à situação social e cultural da Jamaica da década de 1970.
Em sua terceira edição, o Cultural Reggae tem como objetivo proporcionar ao público a oportunidade de conhecer as origens desse gênero musical, sua história e desenvolvimento na Jamaica, no Brasil e particularmente no Ceará. O evento será também palco de um grande de encontro de artistas, fãs, adeptos e amantes dessa filosofia de vida que faz acontecer o Reggae na Região Nordeste, no Brasil e no mundo.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















