Cultura
Dia de atividades marca encerramento da Semana Cultura Viva
Programação
O Ministério da Cultura (MinC) promove nesta sexta-feira (12), em Brasília (DF), um dia completo de atividades em comemoração aos 10 anos do Programa Cultura Viva.
A partir das 9h30, a Sala Cássia Eller e a Marquise do Complexo Cultural da Funarte serão palco de apresentações culturais, oficinas, palestras, lançamento de publicações, entregas de trabalhos coletivos e de uma solenidade com a presença da ministra interina da Cultura, Ana Cristina Wanzeler, e de representantes de vários segmentos da diversidade cultural brasileira.
O evento – que encerra a Semana Cultura Viva – também celebra a transformação do programa em política de Estado, em julho deste ano.
Programação
As atividades começam com a solenidade comemorativa, das 9h30 às 10h30, na qual haverá a entrega dos relatórios de trabalho realizados pelo Comitê Técnico de Cultura LGBT, pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) de Acessibilidade e pelo Colegiado Setorial de Culturas Populares. Também serão divulgados novos convênios com Pontos de Cultura e novas parcerias com instituições públicas e privadas.
Ainda na parte da manhã, das 10h30 às 11h30, serão lançadas publicações relacionadas ao Cultura Viva. Das 12h às 13h, haverá apresentação do Ponto de Cultura Grupo de Tradições Marajoara Cruzeirinho, da Ilha de Marajó, no Pará. O grupo mostrará ao público um pouco do carimbó, tradicional manifestação cultural paraense que, em setembro deste ano, foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Durante a tarde, a secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, fará um panorama dos 10 anos do Cultura Viva. Na sequência, haverá palestra sobre o tema sensibilização e acessibilidade e sobre o Projeto Encontro de Saberes, que leva mestres da cultura popular para dar aulas em universidades públicas federais, como a Universidade de Brasília (UnB), onde surgiu o projeto. Outra atividade será um painel sobre diversidade cultural na saúde.
O encerramento das atividades, marcado para as 18h, será uma apresentação cultural do núcleo brasiliense do grupo de capoeira Semente do Jogo de Angola. Em novembro deste ano, a roda de capoeira recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Semana Cultura Viva
Além das atividades do dia 12, a programação da Semana Cultura Viva conta com debate na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados sobre os desafios da regulamentação da Lei Cultura Viva e com reuniões dos diversos Grupos de Trabalho que compõem o programa, dos Colegiados de Culturas Populares e de Culturas Indígenas, do Grupo de Trabalho Cultura Viva e da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC).
A iniciativa
O Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania - Cultura Viva foi criado e regulamentado por meio das portarias nº 156, de 06 de julho de 2004 e n° 82, de 18 de maio de 2005 do Ministério da Cultura. Surgiu para estimular e fortalecer no país a rede de criação e gestão cultural, tendo como base os Pontos de Cultura.
Inicialmente, o Cultura Viva era formado por cinco ações: Pontos de Cultura (convênios), Escola Viva, Griôs, Cultura Digital, Cultura e Saúde, sendo todas as atividades vinculadas aos Pontos de Cultura.
Com a evolução do Programa, o Cultura Viva amplia-se e envolve novos focos de apoio e parcerias. Para dar forma a esta dinâmica, o MinC previa a concessão de prêmios e bolsas por meio de editais – sempre atrelados às necessidades e ao desenvolvimento dos Pontos de Cultura.
São eles: Prêmio Cultura Viva, Prêmio Agente Escola Viva, Prêmio Agente Cultura Viva, Prêmio Intercâmbio Cultura Ponto a Ponto, Prêmio Cultura e Saúde, Prêmio Tuxaua, Prêmio Interações Estéticas, Prêmio Pontos de Mídia Livre, Prêmio Areté, Prêmio Estórias de Pontos de Cultura, Prêmio Ludicidade e Pontinhos de Cultura.
Em 2008, o Programa Cultura Viva muda a sistemática para descentralizar a implantação dos Pontos de Cultura, reforçando objetivos e metas do Programa Mais Cultura.
A proximidade conceitual entre os Programas Cultura Viva e Brasil Plural levou o Ministério da Cultura a iniciar o redesenho do Programa Cultura Viva em 2011. A proposta é a integração definitiva entre os dois programas.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















