Cultura
Macapá ganha Centro de Artes e Esportes Unificados
Inclusão Social
Desde 2012, um grupo gestor formado por 12 pessoas se reúne em prol da comunidade da Zona Norte de Macapá (AP).
A concretização das ações desse grupo, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), a prefeitura da cidade e demais órgãos, deu origem ao Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), de Macapá.
Inaugurado nesta segunda-feira (15), o CEU de Macapá possui 3 mil metros quadrados e reúne, nesse espaço, área de lazer, esporte e cultura, além de proporcionar oportunidades de aprimoramento pessoal e profissional.
"Hoje temos um espaço não só da cultura, mas um espaço que vai além. Um lugar digno para encontro das famílias e crianças. É a concretização de um sonho", comemorou a representante do Grupo Gestor, Veruza Mourão.
O vice-presidente do Projeto Esquenta Juventude, Normando Araújo, mais conhecido pelo nome artístico DJ Gato Mestre, não vê a hora de poder aproveitar o CEU para incentivar as pessoas a mostrarem seus talentos. "O Projeto Esquenta Juventude é uma vitrine de talentos que reúne jovens que não têm oportunidades de apresentarem sua arte", explica.
O projeto, criado há um ano, começou com 200 pessoas e hoje reúne mais de mil. São artistas de vários ritmos, do marabaixo ao hip hop, que se encontram uma vez por mês para apresentações.
Os CEUs são construídos em áreas de vulnerabilidade social e, por isso, representam alternativas de inclusão social e desenvolvimento das comunidades. Já são 44 em todo País e, para a região Norte, está prevista a inauguração de 27 unidades.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















