Cultura
Saiba a importância dos mestres de capoeira
Herança cultural
A capoeira se tornou uma manifestação cultural presente hoje em todo o território brasileiro e em mais de 150 países, com variações regionais e locais criadas a partir de suas “modalidades” mais conhecidas: as chamadas “capoeira angola” e “capoeira regional”.
No dia 26 de novembro deste ano, a Roda de Capoeira - uma das manifestações culturais mais conhecidas do Brasil - recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, concedido pela Unesco. Com esse título, a prática cultural afro-brasileira se junta agora ao Samba de Roda do Recôncavo Baiano, ao Frevo e ao Círio de Nazaré, que também são reconhecidos como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Largamente difundida no Brasil e no mundo, a capoeira depende da manutenção da cadeia de transmissão de seus mestres para sua continuidade como manifestação cultural.
O Ofício dos Mestres de Capoeira - inscrito no Livro de Registro dos Saberes em 2008 - tem amplitude nacional e foi realizado com base nas pesquisas desenvolvidas nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro.
Atualmente, é exercido por aqueles detentores dos conhecimentos tradicionais dessa manifestação e responsáveis pela transmissão de suas práticas, rituais e herança cultural.
Os principais aspectos da capoeira como prática cultural desenvolvida no Brasil são o saber transmitido pelos mestres formados na tradição da capoeira e como tal reconhecidos por seus pares; e a roda onde a capoeira reúne todos os seus elementos e se realiza de modo pleno.
O saber da capoeira é transmitido de modo oral e gestual, de forma participativa e interativa, nas rodas, nas ruas e nas academias, assim como nas relações de sociabilidade e familiaridade construídas entre mestres e aprendizes. Leia mais.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















