Cultura
Polo do Carnaval, Recife Antigo impulsionou desenvolvimento da região
Ícone do Carnaval
O surgimento do Bairro do Recife, o mais antigo da capital pernambucana, data do século XVI, em decorrência do porto natural que era conhecido como Arrecifes dos navios.
Lá foram criados os primeiros núcleos urbanos: a freguesia de Frei Pedro Gonçalves e o Porto do Recife.
A trajetória histórica do bairro está ligada à do Porto do Recife, e ao desenvolvimento socioeconômico e cultural de Pernambuco e do Nordeste do Brasil.
O porto, além de representar o ponto principal de troca de mercadorias, ainda abastecia as capitanias do Piauí, do Ceará, da Paraíba, de Alagoas e de Sergipe.
O bairro, que tinha se deteriorado com o passar do tempo, começou a ser restaurado a partir de 1994, e se transformou em um dos polos turísticos e de Carnaval mais relevantes da cidade: o Recife Antigo.
Os casarões e prédios foram restaurados e pintados, surgiram novos bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. Atualmente, alguns armazéns que compunham o complexo portuário são utilizados como centros de atividades culturais para grupos de dança, de teatro, exposições e feiras artesanais.
Os prédios em estilo colonial foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan).
Em 2015, o Carnaval no Bairro do Recife Antigo vai receber diversos polos de atrações. Além de shows musicais, ocorrerão ainda atividades para as crianças, com o polo infantil e o desfile de agremiações carnavalescas como Blocos Líricos, Maracatus, Caboclinhos, troças e clubes de frevo.
Confira a programação completa do Carnaval em Recife.
Fontes:
Fundação Joaquim Nabuco
Prefeitura de Recife
Secretaria de Turismo de Recife
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















