Cultura
Coletivo Lugar Comum realiza perfomances no Nordeste
Representação cênica
O Coletivo Lugar Comum invade três capitais do Nordeste para dar início a uma série de apresentações com performances coletivas e individuais. O evento começa dia 31 de março em locais públicos com grande circulação de pessoas.
A primeira ocupação artística, no dia 31, no Recife (PE), parte da Estação Central do Metrô, passando pela Estação Joana Bezerra e chegando ao Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre. No dia 2 de abril, o grupo segue da Estação Central em direção à Estação Barro até a chegada ao TIP (Terminal Integrado de Passageiros) do Recife.
No dia 3 de abril, os artistas saem do TIP Recife no início da manhã e chegam à rodoviária de João Pessoa (PB); e, no dia 5 de abril, do TIP Recife à rodoviária de Maceió (AL). As ações fazem parte do projeto Trânsito Coletivo, que foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013 e tem o apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE).
Comportamento humano
Utilizando a dança e a performance como elementos provocativos na paisagem cotidiana, o projeto investiga o movimento dos corpos e os comportamentos em lugares de trânsito e com grande fluxo de pessoas.
O trabalho foi desenvolvido a partir do estudo da presença cênica em lugares desse tipo, onde a atenção dos passantes, normalmente, não é fixada em estímulos externos por muito tempo, justamente pela característica da transitoriedade relacionada a estes espaços.
Entre leitura de textos, pesquisas de filmes e ações desenvolvidas nos locais da pesquisa, o projeto também envolveu duas mini residências com a participação de integrantes do Lugar Comum, além de artistas independentes, atores e bailarinos de outros grupos, como a pernambucana Duas Companhias, o baiano/pernambucano CoMteMpu´s, a Compassos Cia. de Danças e o Grupo Totem, promovendo a troca entre profissionais em atuação no Nordeste com duas artistas reconhecidas nacionalmente na arte da performance: Michelle Moura e Micheline Torres.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















