Cultura
Ministério da Cultura promove roda de conversa com midialivristas
Gestão em Cultura
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participou, nessa quarta-feira (4), de uma roda de conversa, em São Paulo, com midialivristas, ativistas da cultura digital, blogueiros e coordenadores de comunicação de movimentos sociais.
O evento faz parte de uma estratégia da atual gestão de fortalecer os canais de participação social para a construção de políticas públicas ligadas à área cultural. "Este encontro é importante para abrirmos um diálogo e uma relação com uma área da comunicação que é fundamental", destacou o ministro.
Transparência
Uma das ações de participação social considerada prioritária é a criação do Gabinete Digital, que será uma plataforma de transparência da gestão e de absorção de demandas. O processo de construção do gabinete será feito de maneira colaborativa.
"Será um novo paradigma de comunicação para que a relação entre o Ministério e a sociedade seja mais direta", afirmou o secretário de Políticas Culturais do MinC, Guilherme Varella.
A aproximação entre os ministérios da Cultura e das Comunicações também foi tratada. Temas ligados à comunicação e com interfaces com a cultura, como Marco Civil da Internet, banda larga, radiodifusão e diversidade cultural na difusão de conteúdos, serão objetos de conversas entre os dois Ministérios.
Lei Rouanet
Outra prioridade da atual gestão, segundo Juca Ferreira, é modificar a Lei Rouanet, que responde por 80% dos recursos públicos usados para estimular a cultura no Brasil. "A lei precisa atender quem realmente precisa de incentivo. Quem define o uso dos recursos não é o Ministério, e sim o departamento de marketing das empresas. Não adianta construir belas políticas públicas se não se tem dinheiro para financiar", criticou Juca Ferreira.
Pontos de Cultura
A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes, falou sobre a Política Nacional de Cultura Viva, que tem o objetivo de estimular e fortalecer no Brasil uma rede de criação e gestão cultural com base nos Pontos de Cultura.
"Os Pontos [de cultura] não são simplesmente fragmentos, mas redes que podem se articular e se mobilizar. Estamos pensando isso no Cultura Viva", afirmou Ivana. "Somos todos Pontos de Cultura e Pontos de Mídia. Todos produzimos mídia e cultura", ressaltou.
Meios de comunicação
Outros temas abordados na roda de conversa foram a democratização dos meios de comunicação, Pontos de Mídia Livre, que terão um edital específico neste ano, a relação entre comunicação e cultura e a construção de narrativas que contemplem a complexidade cultural brasileira.
Presente ao debate, o editor da Revista Fórum, Renato Rovai, observou que a mídia livre não pode estar apenas no espaço dos pequenos programas. "Ela tem que participar das grandes construções culturais", afirmou.
Também participou da roda de conversa o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Francisco Bosco. O evento foi mediado pelo jornalista e ativista cultural Julio Bittencourt.
O encontro foi realizado no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e foi transmitido no site do Ministério da Cultura e em suas redes sociais, no Facebook e no Twitter com a hashtag #ParticipaMinC.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















