Cultura
Ministro participa da entrega do Plano de Cultura do Ceará
Gestão Cultural
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participou, nesta terça-feira (10), da entrega do Plano Estadual de Cultura do Ceará aos parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado.
O documento, composto por quatro diretrizes, 25 metas e 101 ações a serem realizadas de 2015 a 2025, foi recebido pelo deputado Gony Arruda (PSD), presidente da Comissão de Cultura e Esporte da Assembleia, por onde será iniciada a análise do plano.
Para Juca Ferreira, a entrega do plano permite dar estabilidade e continuidade nas políticas estaduais de cultura. "O documento é um marco regulatório estabelecido com vida de 10 anos e vai ter que ser aprimorado. É uma referência institucional que os gestores terão obrigação de encaminhar por meio de programas e políticas", salientou.
Políticas Nacionais
Com relação às políticas nacionais de cultura, o ministro destacou que vai retomar políticas criadas na época do governo Luiz Inácio Lula de Silva, como os Pontos de Cultura, e fortalecer a Cinemateca Brasileira.
Na opinião do ministro, os Pontos de Cultura são todos os grupos culturais relevantes, independentemente da área e da motivação, que fazem parte de um grande corpo cultural da sociedade e que deve ser fomentado e apoiado. "É a base da cultura brasileira, de onde saem as grandes inspirações criativas", apontou.
Patrimônio e memória
O ministro também destacou que será importante a retomada das políticas de patrimônio e memória. "A Política Nacional das Artes vai ter a mesma prioridade das políticas socioculturais. Será construída com participação social e irá estimular o teatro, a dança ,o circo, artes visuais e cultura digital", explicou.
No projeto, segundo o ministro, haverá um trabalho de fortalecimento da Fundação Nacional das Artes (Funarte) e a coordenação dos debates para a construção da nova política.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















