Cultura
Recine possibilita modernização de sala de cinema no Rio de Janeiro
Projeto aprovado
Um projeto da empresa Vilacine Serviços Cinematográficos vai modernizar uma sala de cinema no Rio de Janeiro.
A iniciativa foi credenciada pelo Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica (Recine) e saiu no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (10).
Com o credenciamento, obtido na categoria Modernização ou Atualização Tecnológica de Complexos Cinematográficos, o projeto poderá se beneficiar da desoneração de tributos para a modernização da sala de cinema Cine Jóia, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Tributação diferenciada
O Recine foi instituído pela Lei 12.599/2012 e teve seus dispositivos regulamentados pelo Decreto 7.729/2012. É um regime especial de tributação que integra o Programa Cinema Perto de Você, voltado à expansão e modernização do parque exibidor brasileiro, com ênfase na digitalização das salas.
A iniciativa determina que as operações de aquisição no mercado interno ou de importação voltadas à implantação ou a modernização de salas de cinema sejam desoneradas de todos os tributos federais incidentes – Imposto de Importação, Imposto sobre Produtos Industrializados, Contribuição para o PIS/PASEP, COFINS, PIS-Importação e COFINS-Importação.
Programa Cinema Perto de Você
O Programa Cinema Perto de Você foi criado para ampliar o mercado interno de cinema e acelerar a implantação de salas no País. É um plano de ação governamental destinado à ampliação, diversificação e descentralização do mercado de salas de exibição.
Contando com recursos do Programa Brasil de Todas as Telas, compreende linhas de crédito e investimento para a implantação de complexos de exibição, medidas tributárias de estímulo à descentralização e expansão do parque exibidor e o Projeto Cinema da Cidade.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















