Cultura
Divulgados os projetos selecionados para TVs públicas
Brasil de Todas as Telas
Ministério da Cultura (MinC), Ancine (Agência Nacional do Cinema) e EBC (Empresa Brasil de Comunicação) anunciaram nesta quarta-feira (2) os contemplados da primeira Chamada Pública da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas do Programa Brasil de Todas as Telas. A solenidade contou com a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, do diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, e do novo diretor-presidente da EBC, Américo Martins.
Das 768 propostas inscritas – maior número já alcançado por uma linha do Fundo Setorial Audiovisual (FSA) –, 94 foram selecionadas, contemplando 83 empresas independentes de todo o País. Entre as selecionadas, 18 propostas são provenientes da Região Norte; 16, da Região Nordeste; 19, do Centro-Oeste; 23, do Sudeste e 18, do Sul. Foram disponibilizados R$ 60 milhões em recursos.
A Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas tem como objetivo a regionalização da produção de conteúdos audiovisuais independentes para exibição inicial em emissoras públicas, como TVs universitárias, comunitárias, culturais e educativas. Os investimentos fomentarão a produção de centenas de obras audiovisuais brasileiras independentes – animações, ficções e documentários –, correspondendo a 250 horas de programação inédita para público de todas as idades. A previsão é que o público tenha acesso a esse material a partir de setembro de 2016.
Para Juca Ferreira, o audiovisual na comunicação pública deu um passo histórico. Manoel Rangel também comemorou: “é uma felicidade ver o interesse de todo o País para esse edital. Isso demonstra como o brasileiro precisa e quer se ver mais nas telas, se reconhecer no que assiste. Será a oportunidade de mostrar nossos diferentes sotaques, nossas culturas diversas – da periferia de uma grande cidade a uma aldeia indígena – que tanto nos une quanto nos diferencia”.
A ação conta com o apoio da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), da Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM) e da Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (ABEPEC).
Resultados por região
Norte
Nordeste
Centro-Oeste
Sudeste
Sul
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura e Ancine
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















