Cultura
Plano Nacional de Cultura terá participação popular, diz MinC
Canal da Cultura
O Ministério da Cultura apresentou na tarde desta terça-feira (1º), o Relatório de Monitoramento 2014 e a Proposta de Revisão do Plano Nacional de Cultura (PNC) 2010-2020. A participação popular deverá ser elemento-chave neste processo de acordo com o ministro da Cultura, Juca Ferreira.
O evento contou com a presença do ministro e de secretários do Sistema MinC. Juca Ferreira aponta que conferências, o Conselho Nacional de Cultura, as consultas pela internet e, agora, o Dialoga Brasil, têm se mostrado muito eficientes nesse processo de participação. “Levamos as informações para os artistas, para os produtores culturais, para a sociedade e recebemos deles contribuições no sentido de eleger prioridades.”
A revisão das metas é considerada fundamental para aprimorar o trabalho desenvolvido a partir do PNC. “É normal que num período de 10 anos, a gente vá ajustando as metas. Muitas vezes, você teve uma visão exageradamente otimista para uma meta que, na prática, mostrou dificuldades naturais”, explicou Ferreira.
Está aberta para consulta pública e participação popular a primeira fase de revisão das metas do Plano Nacional de Cultura. Tanto a consulta quanto as sugestões poderão ser realizadas entre 1º de setembro e 15 de dezembro de 2015 pelo link pnc.culturadigital.br/revisaodasmetas.
Transmitido ao vivo pela internet do auditório do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), em Brasília, o evento serviu como um piloto do Canal da Cultura, meio pelo qual o MinC pretende aproximar sua atuação da população.
PNC
O Plano Nacional de Cultura foi criado em 2010 (Lei nº 12.343). Sua duração está prevista até 2020. O PNC é composto de 53 metas elaboradas em 2011 a partir do diálogo entre governo, gestores e sociedade civil. As metas envolvem temas como crescimento do espaço da produção audiovisual brasileira, ampliação dos Pontos de Cultura, capacitação dos gestores, aumento da participação popular e economia da cultura.
O secretário de Políticas Culturais, Guilherme Varella, falou com o Portal Brasil sobre o Canal da Cultura e a importância da participação da população na atualização das ações do MinC. Assista ao vídeo:
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















