Cultura
Brasília recebe mostra interativa do Patrimônio Imaterial Brasileiro
Caixa Cultural Brasília
A a exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos, estará aberta ao público a partir de 27 de janeiro, na Caixa Cultural Brasília. A mostra, gratuita e livre a todas as idades, apresenta os 38 bens culturais imateriais do País catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Entre eles, cinco foram declarados Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
A mostra se utiliza de recursos audiovisuais e interatividade, em ambientes recriados e textos didáticos. O público vai poder encontrar os bens culturais brasileiros em quatro categorias: Saberes, Lugares, Celebrações e Formas de Expressão. Além disso, por decisão do Iphan, a exposição desembarca ampliada em Brasília, depois de percorrer Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife e São Paulo, cidades nas quais foram expostos 30 bens.
A mostra foi idealizada pela relações públicas Fernanda Pereira, pelo produtor cultural Luiz Prado e pela pesquisadora e escritora Mirna Brasil Portella e tem curadoria de Luciano Figueiredo.
O patrimônio cultural brasileiro é composto de bens de natureza material e também imaterial, incluídos aí os modos de criar, fazer e viver dos grupos formadores da sociedade brasileira. Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas.
A definição se alinha à Convenção da Unesco para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, ratificada pelo Brasil em 1° de março de 2006 e que define como patrimônio imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural".
Durante 15 anos, o Iphan tem registrado patrimônios imateriais brasileiros. O conceito estabelecido pelos artigos 215 e 216 da Constituição de 1988 é composto de bens de natureza material e imaterial, incluindo os modos de criar, fazer e viver dos grupos formadores da sociedade brasileira.
Exposição Patrimônio Imaterial – A Celebração Viva da Cultura dos Povos
Abertura: 26 de janeiro de 2016, às 19h
Visitação: De 27 de janeiro a 27 de março de 2016, de terça a domingo, das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Principal
Endereço: SBS, Quadra 4, Lotes 3/4 – Asa Sul, Brasília – DF
Telefone: (61) 3206-9448
Entrada Franca
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Fonte: Portal Brasil, com informações do Instituto do Patrimônio Imaterial Brasileiro
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















