Cultura
Universidade de Brasília debate literatura de autoria negra nesta quarta-feira (1º)
Livros
A Universidade de Brasília recebe, nesta quarta-feira (1º), a III Jornada literária de autoria negra. No evento serão debatidos questões de linguagem, gênero, edição e produção literária feita por autores negros.
Segundo a professora e doutora em Teoria Literária, Regina Dalcastagnè, uma ampla pesquisa feita com quase 700 romances das principais editoras do País, publicados a partir de 1965, identificou cerca de 98% de autores (as) brancos (as). Nessas mesmas obras, quase 80% das personagens são brancas, proporção que aumenta quando se isolam protagonistas ou narradores.
"Isto sugere, além da ausência de autoras/es negros nos catálogos das grandes casas editoriais ou nas prateleiras das livrarias, uma outra ausência, desta vez temática, em nossa literatura: o racismo. Se é possível encontrar, aqui e ali, a reprodução paródica do discurso racista, com intenção crítica, ficam de fora a opressão cotidiana das populações negras e as barreiras que a discriminação estrutural impõe às suas trajetórias de vida", afirma a professora.
Entretanto, de acordo com Dalcastagnè, existe no Brasil uma significativa produção de autoria negra. "Desde o final dos anos 1970, com a criação dos Cadernos Negros (de São Paulo) – já são 38 volumes de contos e poesia –, e de pequenas editoras especializadas, como a Mazza (de Belo Horizonte), a Pallas (do Rio de Janeiro) e, mais recentemente, a Ogum’s Toques Negros (de Salvador)."
O evento será no Auditório do Instituto de Letras (UnB) e contará com a presença dos autores Allan da Rosa, Cristiane Sobral, Cuti, Eliane Marques, Esmeralda Ribeiro, Guellwaar Adún, Lívia Natália, Meimei Bastos, Mel Adún, Miriam Alves e Ricardo Aleixo
Programação:
8h30 – Abertura do evento
Apresentação de Cristiane Sobral e Meimei Bastos
9h – Lugares e impasses do literário
Allan da Rosa e Mel Adún, com mediação de Regina Dalcastagnè
10h30 – Coletivos e editoras: os Cadernos Negros e a Ogum’s
Esmeralda Ribeiro e Guellwaar Adún, com mediação de Igor Ximenes Graciano
Intervalo
14h30 – Quando mulheres escrevem
Miriam Alves e Lívia Natália, com mediação de Anderson da Mata
16h – Trajetórias poéticas e políticas
Eliane Marques e Cuti, com mediação de Pedro Mandagará
18h – Encerramento
Apresentação de Ricardo Aleixo
Fonte: Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















