Você está aqui: Página Inicial > Defesa e Segurança > 2011 > 02 > Defesa Civil apresenta relatórios de risco de inundações em municípios do RN

Defesa e Segurança

Defesa Civil apresenta relatórios de risco de inundações em municípios do RN

por Portal Brasil publicado: 23/02/2011 17h57 última modificação: 28/07/2014 14h38

A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania e a Comissão Estadual de Defesa Civil do Rio Grande do Norte apresentaram na terça-feira (22) relatório das áreas de risco de inundações nos municípios de Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. Além de constatar áreas que podem ser afetadas por fortes chuvas, o relatório aponta medidas necessárias para minimizar os efeitos de possíveis desastres naturais e atender desabrigados.

Em Mossoró, a Comissão Estadual de Defesa Civil constatou risco de inundação em nove bairros e localidades como Ilha de Santana, Alto da Conceição, Pereiros, Santo Antonio, Conjunto Redenção, Dom Jaime Câmara, Bairro dos Pintos, Paredões e Barrocas. Nestas localidades, técnicos do Corpo de Bombeiros também constataram imóveis residenciais e comerciais construídos em áreas de risco. Cerca de 10 mil pessoas moram em áreas de risco no município. Em 2009, 5 mil pessoas ficaram desabrigadas na cidade.

Para prevenir maiores problemas, o relatório sugere que o município atualize o Plano de Contingência de 2009, faça recadastramento das residências em áreas de risco e desassoreamento do Rio Mossoró, obras no canal do Bairro Redenção, promova a retirada das pessoas das áreas de risco, realize campanhas educativas nas escolas sobre Defesa Civil e firme convênios e parcerias para divulgar ações e medidas a serem tomadas em situações de emergência.

No município de Caicó, o relatório aponta risco de inundações em cinco bairros e comunidades. Entre outras sugestões, a Defesa Civil estadual orienta a recuperação dos três sangradouros, que se encontram assoreados, para corrigir o rumo das águas. Podem ser atingidos pelas enchentes no município áreas próximas ao açude Itans e as localidades de Castelo Branco, João XXIII, João Paulo II, Barra Nova, Walfredo Gurgel, ponte sobre o Rio Seridó, Centro e Recreio.

Segundo o relatório da Comissão Estadual de Defesa Civil, no município de Pau dos Ferros há risco de inundações com a sangria da barragem nas localidades de Pedra Azul, nas margens dos açudes Ligeirinho e 25 de Março, no Centro da Cidade e das construções próximas ao leito do Rio Apodi-Mossoró. Para minimizar os problemas, a Defesa Civil sugere a criação do Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC), a elaboração dos Planos de Contingenciamento de enfrentamento às enchentes e secas, cadastramento das residências em áreas de risco, entre outros.

O secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez, explicou que a Defesa Civil estadual faz trabalho preventivo e educativo sobre os riscos de calamidades e notifica órgãos públicos para promover reparos e tomar medidas necessárias para evitar ou minimizar os problemas. O Coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Bombeiro Josenildo Acioli, alerta que "os municípios que não trabalharem nos períodos de normalidade terão maiores dificuldades nos períodos de anormalidade".


Fonte:
Ministério da Integração Nacional

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

banner_servico.jpg

Últimos vídeos

Salvamento aquático e mergulho de resgate
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Profissão gratificante
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
Grupamento de Busca e Salvamento do Distrito Federal revela amor à profissão e ao dever de salvar vidas.
Salvamento aquático e mergulho de resgate
Papel do Corpo de Bombeiros na sociedade é motivo de orgulho para membros da corporação.
Profissão gratificante
Coordenador do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, major Nilo fala de advento da corporação.
A criação do Corpo de Bombeiros

Governo digital