Defesa e Segurança
PF deflagra operação contra quadrilha que movimentou R$ 23 mi com fraudes de licitações
A Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União deflagraram nesta quarta-feira (15) uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar licitações através da utilização de empresas de fachada. Doze mandados de prisão foram cumpridos na Operação Gasparzinho.
A investigação colheu evidências de que um grupo de empresários estava utilizando empresas de fachada, registradas em nome de "laranjas", para fraudar licitações e ocultar bens obtidos com o lucro dos crimes cometidos. A quadrilha movimentou nos últimos 3 anos aproximadamente R$23 milhões de reais e atuou em licitações em 35 prefeituras no estado da Paraíba.
Além de "laranjas", os investigados passaram a usar "fantasmas" para prática dos ilícitos —pessoas "fictícias" criadas usando a variação de nomes de pessoas verdadeiras.
Os presos responderão pelos crimes de crimes de formação de quadrilha, fraudes à licitação, falsificação de documentos, sonegação de tributos e lavagem de dinheiro.
Fonte:
Polícia Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






