Defesa e Segurança
Governo federal estuda linha de financiamento para ampliar Defesas Civis municipais
O governo federal vai analisar formas de incentivar a implantação de novas defesas civis municipais no País. A ideia é que as cidades brasileiras tenham ferramentas de apoio para prevenção e ação imediata em casos de desastres naturais, como enxurradas e desabamentos. Na expansão, a Caixa Econômica Federal e o BNDES poderão oferecer parceiras por meio de linha de financiamento. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, durante o VIII Fórum Nacional de Defesa Civil, realizado em Alagoas.
“Queremos que os municípios tenham uma estrutura mínima de equipamentos, como veículos 4x4, GPS e celular, que possam ajudar os agentes de defesa civil no trabalho de mobilização e preparação da comunidade no enfrentamento de eventos extremos”, disse o ministro.
Em 2011, o número de coordenadorias municipais da Defesa Civil passou de 400 para 3700 – um aumento de quase 900%. "O diálogo com as defesas civis municipais foi ampliado e isto é vital para nosso trabalho. É no contato diário com o cidadão, e unindo forças, que conseguiremos salvar ainda mais vidas", afirmou o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana.
Para este ano, a Defesa Civil Nacional prepara outras ações de prevenção, segundo o ministro, como o calendário de simulados. Três exercícios já foram realizados, em Maceió, Recife e Salvador. Moradores de regiões de encosta, por exemplo, foram orientados a como agir em caso de forte chuva.
O forum promovido pelo Ministério da Integração Nacional termina nesta sexta-feira (23), com a realização de palestras e a participação de coordenadores municipais e estaduais de defesa civil, além de membros de comunidades acadêmicas e representantes da sociedade civil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






