Defesa e Segurança
Brasil inicia capacitação em defesa civil em parceria com Banco Mundial e Cepal
Começa na próxima segunda-feira (30), e prossegue até 1º de fevereiro, a primeira edição do Treinamento de Avaliação de Perdas e Danos por Desastres – Metodologia DaLa, desenvolvida pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). O objetivo é implantar a nova metodologia para avaliar perdas e danos para cidades brasileiras após a ocorrência de desastres naturais.
O treinamento será realizado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), em parceria com o Banco Mundial (Bird) e a Cepal. As primeiras edições do Treinamento de Avaliação de Perdas e Danos por Desastres – Metodologia DaLa serão realizadas em Recife (PE) e em Florianópolis (SC).
A ação vai capacitar profissionais dos governos estaduais que atuam na recuperação de desastres, como os setores de planejamento, infraestrutura, agricultura, além da própria defesa civil, com o objetivo de dimensionar para calcular, de maneira eficaz, os prejuízos econômicos, perdas e danos em regiões afetadas. Além de permitir o aperfeiçoamento técnico dos participantes, o tema vai contribuir diretamente com estratégias para elaboração dos planos de resposta e reconstrução.
A primeira edição do treinamento começa na segunda-feira, em Recife, para profissionais do Nordeste. A segunda turma está programada para o período de 6 a 8 de fevereiro, em Florianópolis, e atenderá a demanda das regiões Sul e Sudeste. As turmas devem receber cerca de 100 participantes.
Estes treinamentos representam o passo inicial da Sedec para um ciclo contínuo de ações com o objetivo de ressaltar a importância e a abrangência dos processos de avaliação de riscos e desastres no País.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






