Defesa e Segurança
Idosos no Piauí terão mais segurança nas operações de empréstimos consignados
A Delegacia de Segurança e Proteção ao Idoso (DSPI) de Teresina, no Piauí, contará com uma equipe do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no atendimento a beneficiários idosos que apresentarem denúncias referentes a operações de crédito consignado. Esses profissionais desempenharão suas funções na sede da DSPI, depois de acordo assinado nessa sexta-feira (23) pelo ministro Garibaldi Alves Filho, pelo governador Wilson Nunes Martins e pelo presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild.
A equipe do INSS fornecerá informações técnicas de natureza previdenciária à Delegacia do Idoso e aos beneficiários da Previdência Social que se sentirem prejudicados nas operações de crédito consignado irregulares ou inexistentes. O governo do Piauí fornecerá sala adequada com mobiliário, pontos lógicos de rede para computadores e material de expediente. Inicialmente, dois servidores do INSS serão destacados para o serviço.
“Essa é uma iniciativa pioneira, inédita, é uma experiência que, creio eu, vai se transformar em uma realidade que será implantada em outros estados do Brasil. Vamos ver agora como o projeto vai funcionar efetivamente. Essa soma de esforços da Previdência e da Polícia Civil vai coibir grande parte das fraudes que existem principalmente nas operações de crédito consignado”, comentou o ministro Garibaldi Alves Filho.
Durante a solenidade de assinatura do documento, realizada no Palácio do Karnak, Garibaldi Alves Filho também falou sobre o projeto de criação da Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público). O ministro expressou sua confiança de que o Senado aprovará rapidamente o projeto, que já recebeu o aval dos deputados federais.
Nessa mesma linha, o governador Wilson Martins anunciou que nos próximos dias encaminhará proposição à Assembleia Legislativa do Piauí propondo também a criação de um fundo de pensão para o funcionalismo estadual.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






