Defesa e Segurança
Especialistas em segurança nas fronteiras participam de encontro no Pará
A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça realiza até esta quarta-feira (30), em Oriximiná (PA), o I Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras. Com a participação da sociedade civil e de representantes dos governos federal, estadual e municipais, o evento tem o objetivo de discutir o enfrentamento e a prevenção da violência e criminalidade nas regiões de fronteira do Brasil.
Será analisada a importância das ações municipais e do policiamento comunitário na segurança da fronteira e debatido o papel das Forças Armadas e das polícias Militar, Civil e Federal no combate à criminalidade, no trabalho de inteligência contra o crime e na formulação de estatísticas dos crimes fronteiriços.
O aumento da segurança nas regiões de fronteira é uma das ações estruturantes do Ministério da Justiça. Em junho de 2011, o governo federal lançou o Plano Estratégico de Fronteiras, cujo objetivo central é a redução dos índices de criminalidade e o enfrentamento ao crime organizado. Os eventos em Oriximiná também terão a função de fortalecer essas ações.
Em paralelo ao simpósio, a Senasp realizará o IV Encontro Técnico da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) e o III Encontro do Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação Integrada do próprio Enafron. Responsável por criar um sistema integrado de comunicação na fronteira, o grupo tem discutido como padronizar a tecnologia de radiocomunicação digital nos 11 estados que fazem divisa com outros países – Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A intenção é propor os locais de instalação dos Centros Integrados de Comunicações de Fronteira, estipular municípios prioritários para implantação e definir padrões necessários para funcionamento e manutenção do sistema.
Além dos debates, a Senasp fará visitas técnicas às instalações policiais nas cidades de Oriximiná e Óbidos. Os integrantes do GT de Comunicação Integrada da Enafron farão testes nos padrões de tecnologia digital e nos equipamentos de transmissão e recepção de dados.
Fonte:
Ministério da Justiça
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil






