Defesa e Segurança
Delegações de dez países virão à Rio+20 em voos do Ministério da Defesa e da Embraer
Voos partirão dos Estados Unidos e do Brasil no próximo dia 18
O Ministério das Relações Exteriores, em ação conjunta com o Ministério da Defesa e a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), preparam uma operação para trazer à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, delegações de dez países situados no continente africano e Caribe.
Os voos partirão dos Estados Unidos e do Brasil no próximo dia 18, quando começa a cúpula dos chefes de Estado e de Governo, com retorno previsto para o dia 23 de junho. A estimativa, até o momento, é que os aviões transportarem 66 participantes, mas o número poderá ser ampliado de acordo com a demanda.
As autoridades brasileiras negociaram, nas últimas semanas, o uso de dois aviões Legacy conseguidos pelo Ministério da Defesa junto à Força Aérea Brasileira (FAB). Já a Embraer colocará à disposição uma aeronave Legacy e um Embraer 190.
Operação Rio+20
O transporte das delegações terá duas etapas. Os aviões da FAB partem da Base Aérea de Brasília com destino a São Tomé e Príncipe, Malauí e Serra Leoa, para trazer 15 representantes de países da África Oriental, África Ocidental e Golfo da Guiné, respectivamente. Já as aeronaves da Embraer partem de Miami para Barbados, Granada, Antígua e Barbuda, São Cristovão e Neves, Dominica, Libéria e Cabo Verde.
A expectativa do comitê de organização da conferência é a participação de chefes de Estado e de Governo e delegados de 120 países. Até o momento foram confirmados 102 países com atuação direta na Conferência das Nações Unidas. A parte principal do evento ocorrerá no Riocentro, numa área de 100 mil metros quadrados que compreendem seis pavilhões.
Acompanhe notícias sobre a Rio+20 no portal do Comitê Nacional de Organização
Visite a página da Rio+20 no Facebook
Siga o perfil da Rio+20 no Twitter
Leia mais:
Marinha terá 3.200 homens e 30 embarcações para segurança durante Rio+20
Simulado de fiscalização de bagagens treina para a Rio+20, no Rio
Fonte:
Ministério da Defesa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







