Defesa e Segurança
Brasil terá 51 atletas militares nas Olimpíadas de Londres 2012
Participação das Forças Armadas nos jogos envolve também a atuação de técnicos e militares que atuarão como observadores na área de segurança
A delegação brasileira nas Olimpíadas de Londres 2012, formada por 259 atletas, terá a participação de 51 militares, que competirão em 12 competições. Trata-se da maior participação de militares brasileiros em uma olimpíada. Os jogos começam na próxima sexta-feira (27).
Irão também a Londres sete técnicos, três fisioterapeutas, um nutricionista e cinco militares que atuarão como observadores. Esses militares terão por missão levantar informações sobre as atividades que devem ser utilizadas nos Jogos Olímpicos de 2016 e nas Paralimpíadas, competições que ocorrerão na capital do estado do Rio.
Entre os atletas militares está o judoca Leandro Guilheiro, bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 e Pequim em 2008. O atleta foi incorporado ao Exército no final de 2009, para disputar os Jogos Mundiais Militares de 2011.
Os 51 atletas-militares e 16 técnicos iniciaram o embarque para Londres nessa segunda-feira (16). Os brasileiros brigarão por medalhas nas seguintes modalidades: vôlei, vela, atletismo, esgrima, hipismo, natação, pentatlo moderno, taekwondo, judô, tiro, boxe e triatlo.
Dos 67 militares que compõem a delegação brasileira, 18 são da Marinha do Brasil e 49 do Exército Brasileiro. A expressiva participação dos atletas é fruto do Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento (AAR) nas Forças Armadas.
Os integrantes da comissão técnica e observadores integram o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016. Esse profissionais também participaram dos 5º Jogos Mundiais Militares, que aconteceram no ano passado, no Rio de Janeiro.
Segurança
Além da equipe militar, o Ministério da Defesa, por meio do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), enviará ao Reino Unido quatro militares que irão acompanhar a execução do plano de segurança dos Jogos Olímpicos e das Paraolimpíadas. Os detalhes do planejamento também servirão para a Copa das Confederações de 2013, e para a Copa do Mundo de 2014.
O tenente-coronel, Marcos Vinicio Dupont, e o major, William Fernandes de Oliveira Amaral, irão ao Reino Unido entre os dias 31 de julho e 7 de agosto para dedicar atenção especial às Olimpíadas. O capitão-de-fragata, Alberto Rodrigues Mesquita Junior, e o major, Alessandro Sorgini D`Amato, participarão dos eventos referentes às Paraolimpíadas, entre os dias 3 e 8 de setembro.
“Iremos visitar diversos setores na área de segurança. O objetivo é acompanhar in loco aquilo que foi preparado para a segurança do evento e utilizar essa experiência como forma de agregar valor para os Jogos Olímpicos Rio 2016”, afirmou o coronel Dupont.
Os militares brasileiros estarão acompanhados de delegados da Polícia Federal e integrantes da Secretaria Especial de Grandes Eventos, com o apoio da Embaixada do Brasil no Reino Unido. De acordo com o coronel Dupont, é comum que o país-sede de um evento esportivo receba observadores do país que será a sede daqui a quatro anos.
Enquanto os policiais tratarão de detalhes da segurança pública, Dupont buscará informações sobre o aparato militar. O controle marítimo e do espaço aéreo, por exemplo, merecerão detalhamento da equipe brasileira. O militar da Força Aérea contou ainda que o planejamento passa também por ações que visam neutralizar terrorismo e ataques cibernéticos.
“Isso tudo irá somar ao que aplicamos na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Toda experiência obtida nos ajudará também no planejamento de outros eventos que teremos pela frente nos próximos anos”, concluiu Dupont.
Leia mais:
Bolsa-Atleta leva 100% da equipe feminina de ginástica a Londres
Divulgada lista da equipe de hipismo dos Jogos Olímpicos de Londres
Delegação brasileira terá 259 atletas nos Jogos Olímpicos Londres 2012
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil







